Lançamento do livro
CONVITE
O Presidente da Câmara Municipal de Sines, o Diretor-Geral do Património Cultural, o Diretor do Museu Nacional de Arqueologia e o Conselho de Administração da EDP Produção têm o prazer de convidar V.ª Ex.ª para o lançamento do livro "MEMÓRIAS DA PRAIA DE S. TORPES", que terá lugar no dia 26 de Novembro de 2021, pelas 17h00, no Centro de Artes de Sines no âmbito das Comemorações do Dia do Município.
A este propósito relembramos que em 2016, o Museu Nacional de Arqueologia numa virtuosa parceria institucional entre a Câmara Municipal de Sines, através do respetivo Museu Municipal realizou a exposição Memórias da Praia de São Torpes retomando a figura tutelar de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas (1724-1814). Anteriormente evocada aquando do bicentenário da sua morte. Fundador, em Beja, enquanto bispo, daquele que é considerado “o primeiro Museu «público» Português” e que ficará para a História da Museologia e da Arqueologia portuguesas com a designação de Museu Sisenando Cenaculano Pacense.
A singela, mas significativa “exposição-dossiê”, que havíamos realizado entre 18 de maio e 30 de novembro de 2014, permitiu então recriar um pequeno “gabinete de curiosidades”, sugerindo ao público o contacto com a ambiência dos colecionadores e eruditos Iluminados como o “nosso” bispo, posteriormente nomeado arcebispo em Évora.
Exposição, conceptualmente tão próxima do espírito do fundador deste Museu, José Leite de Vasconcelos: Memórias da Praia de São Torpes (Sines), apresentada neste Museu entre 19 de julho de 2016 e 4 de março de 2017 que, pela sua natureza, convocou um público abrangente (…).
Nela se abordou São Torpes e a forma como o mito foi interpretado em diferentes momentos da História da Religião Católica e da Arqueologia, mas sem esquecer as múltiplas evidências das vivências humanas que se registam naquela praia numa História de longa duração que começa na Pré-História e vem até à atualidade.
O livro homónimo Memórias da Praia de São Torpes - que agora se edita - assumirá para a perenidade como uma memória-catálogo da exposição então realizada.