O Serviço Educativo e de Extensão Cultural, ciente do seu contributo para a missão do Museu, desenvolve anualmente um diversificado Programa Educativo e de Extensão Cultural. Este Programa, que se destina a todos, alicerça-se na divulgação das coleções, na descodificação e exploração didática dos conteúdos científicos expostos e na aproximação e promoção do espaço museológico enquanto lugar de conhecimento ou de simples fruição. Explorando a convergência das temáticas expositivas com os temas lecionados nos currículos escolares, de onde se destacam os do ensino básico, disponibiliza à comunidade escolar (desde o Jardim-de-infância às Universidade e Universidade Sénior) um conjunto de atividades didáticas que integram a visita orientada, a visita orientada com dramatização, ateliês, jogos educativos e temáticos, entre outras.
Quando solicitado, o Serviço orienta professores e educadores na preparação de visitas e outras atividades.
Todas as atividades devem ser agendadas mediante marcação prévia, por telefone ou por correio eletrónico, com a antecedência mínima de duas semanas.
Todas as marcações têm de ser obrigatoriamente confirmadas pelo Serviço Educativo.
► Horário de marcação: 2.ª feira a 6.ª feira das 09h30 > 17h30
♦ Maleta Pedagógica
O Museu Nacional de Arqueologia dispõe de maleta pedagógica com réplicas de peças de vários períodos, representativas do seu acervo.
A maleta pode ser alugada no Serviço Educativo e de Extensão Cultural.
♦ Visita orientada com dramatização
Esta tipologia de visita integra uma pequena dramaturgia. A visita orientada é interrompida, em determinado momento, por uma personagem relacionada com a temática da exposição, que interage com o público, ajudando a esclarecer e a reforçar o discurso expositivo.
♦ Jogos educativos e temáticos
Os jogos apresentam-se como uma estratégia lúdica onde se privilegia a interação e o trabalho em equipa dos participantes na aquisição de conhecimentos.
♦ Ateliês Pedagógicos - Didáticos
Através do enquadramento teórico em visita e explicação de conceitos básicos, propõe-se aos participantes atividades diversificadas, consoante a temática expositiva em questão, procurando desenvolver a sensibilidade estética e a criatividade.
O Serviço Educativo e de Extensão Cultural desenvolve ainda para públicos com necessidades específicas ações pedagógicas diversas.
Rede Nacional de Clubes de Arqueologia
A Rede Nacional de Clubes de Arqueologia é um projeto do Museu Nacional de Arqueologia, cujo objetivo principal é estabelecer parcerias com escolas e outras instituições, tendo em vista promover a Arqueologia e a Educação Patrimonial.
Partindo das diferentes coleções do museu, alarga-se a outros acervos, bem como a sítios arqueológicos, tentando, desse modo, melhor conhecer o território e as diferentes comunidades e viabilizar o envolvimento e participação pública na conservação e valorização dos valores e recursos culturais .
Este projeto, criado em 2011, foi premiado como "Melhor prática educativa em museus" pelo ICOM-CECA (Conselho Internacional de Museus – Comité de Educação e Ação Cultural), em 2012.
Das ações desenvolvidas, destaca-se o Festival itinerante de «Contos Indígenas» que promove a ligação do Património Material e Imaterial. Este Festival realiza-se desde 2014 sempre em diferentes zonas do país.
2014 | Vila Velha de Ródão 2015 | Alandroal
2016 | Guimarães 2017 | Fundão
As escolas podem associar-se Rede Nacional de Clubes de Arqueologia através de um Protocolo de adesão, no qual se estabelecem os termos de cooperação.
♦ A inscrição deve ser feita em formulário próprio (Ficha de registo).
♦ Se necessitar de mais informação sobre o projecto (Carregue aqui)
♦ Contactos para informações sobre o projecto
Adere ao Clubes de Arqueologia na unidade da tua escola.
Biblioteca de Apoio [em construção]
- A Aventura Humana - Uma Introdução para as Escolas [Formato PDF livro]
- A Aventura Humana - Uma Introdução para as Escolas [Formato PDF]