► Medidas, Orientações e Recomendações para os Investigadores externos
O Museu Nacional de Arqueologia é também um centro de investigação aberto a todos os que se interessem pelo estudo das suas coleções. A autorização para o efeito é dada após análise do respetivo pedido, apresentado por escrito, com o detalhe possível e formalizado em impresso próprio. Todos os investigadores autorizados devem respeitar as normas estabelecidas, podendo-lhes ser concedidas facilidades (espaços e outros meios de trabalho) durante os períodos em que vigorarem as respetivas autorizações.
N.º inv. 12965 | Estatueta de Fortuna | Lameirancha.
CONDIÇÕES GERAIS PARA O ESTUDO DAS COLEÇÕES DO MNA
- As autorizações para o estudo de coleções do MNA serão dadas mediante a apresentação dos impressos específicos nos quais se deverá indicar detalhadamente o que se pretende estudar, a finalidade do estudo, a sua duração, a previsão temporal do ritmo do trabalho e o nome e a qualificação dos investigadores e colaboradores envolvidos.
- Os prazos de “reserva científica” para estudo de coleções serão estabelecidos com os interessados, tendo como critério de base o faseamento no tempo de unidades mínimas de estudo, susceptíveis de serem definidas caso a caso.
- Deverão ser especificadas quais as espécies, a coleção ou sítios arqueológicos que se pretendem estudar, uma vez que o Museu ainda não dispõe de catálogos remissivos por tipos de espécies para a totalidade das coleções.
- Deverá ser entregue uma cópia de todos os desenhos de objetos que vierem a ser efetuados para o arquivo do Museu, cópia essa que não será divulgada publicamente, ficando reservada de acordo com os critérios usuais da propriedade científica.
- Deverá ser entregue uma cópia de todas as descrições de espécies, para o arquivo documental do Museu, nas mesmas condições do ponto 3.
- As fotografias a efetuar estão sujeitas a regulamentação específica.
- O Museu reserva-se o direito de assegurar a publicação dos resultados dos estudos atrás mencionados, no âmbito das suas edições, nomeadamente na revista "OAP" em conformidade com acordos a estabelecer caso a caso.
- Durante o período indicado em 2., a autorização para o estudo de quaisquer coleções poderá não impedir, em princípio, que outros investigadores a elas possam ter acesso, ficando o mesmo condicionado ao prévio acordo entre os interessados e o Museu.
► Pedido de Estudo de Coleções e Condições Gerais para o Estudo das Coleções do MNA
N.º inv. 11214 | Pelike ática de figuras vermelhas | Necrópole do Olival do Senhor dos Mártires, Alcácer do Sal.
Mais informação | (Dia do Investigador)