Edições do Museu Nacional de Arqueologia
Desde a sua fundação que o Museu edita nomeadamente, a revista O Arqueólogo Português. Para o Doutor Leite de Vasconcelos o museu tinha 3 eixos fundamentais: as coleções, a edição da revista e a biblioteca.
Nos anos 70 com o D. Fernando de Almeida, 3.º diretor do museu, editaram-se obras em edição fac-similada como a Cartilha em Tamul e Português, de 1554 e o Cancioneiro Fernandes Tomás, códice do século XVII.
Em 1999 iniciou-se a publicação de uma série monográfica Suplementos a O Arqueólogo Português, com vista à publicação de teses de mestrado, de doutoramento, atas de colóquios, sendo n.º 1 dedicado ao inventário da correspondência de Leite de Vasconcelos:
- COITO, L. C., coord. - Epistolário de José Leite de Vasconcelos. Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia, 1999. 273pp.
Até 2018 foram já publicados 8 suplementos.
Outra linha editorial fundamental é a edição dos catálogos das exposições que funcionam como obras de síntese que refletem o “estado da arte”.
O Arqueólogo Português
A revista científica O Arqueólogo Português, especializada em Arqueologia e fundada pelo Doutor José Leite de Vasconcelos, publica-se de forma contínua há mais de 120 anos (desde 1895).
Na sua intenção inicial, tratava-se de uma publicação destinada a “estabelecer relações literárias entre os diversos indivíduos que, ou por interesse científico, ou por mera curiosidade, se ocupam das nossas antigualhas”. Com o tempo, foi-se convertendo numa revista científica de grande prestígio, permutando-se com cerca de 300 instituições congéneres nacionais e internacionais.
O início da parceria com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) em 2011 esteve na origem da 5.ª série tendo-se introduzido algumas alterações na conceção gráfica.
Em 2013, após a reunião do Conselho Editorial de O Arqueólogo Português ficou decidido que a revista deveria adotar um sistema de arbitragem (“peer review”) aplicado a partir do vol. 4/5 (2014/2015) e que permitisse a sua integração nos índices das diversas plataformas internacionais da especialidade.
Um dos mais importantes requisitos para essa finalidade era a disponibilização on-line de todos os volumes publicados da revista, o que se verificou a partir de 2014.
A consulta poderá ser efetuada através do site da DGPC, acedendo à seguinte ligação:
Receção de artigos para publicação na revista O Arqueólogo Português
Os artigos a submeter deverão seguir as normas de edição da revista e ser enviados para o seguinte endereço: < diretor@mnarqueologia.dgpc.pt >, preferencialmente até ao final de março de cada ano. Para qualquer esclarecimento suplementar poderá ser contactada a Coordenadora Editorial no seguinte endereço: < cristinacoito@mnarqueologia.dgpc.pt >
A direção da revista recomenda aos autores que os artigos não excedam as 40 páginas com as imagens já incluídas.
Por regra, a direção da revista não aceita a inclusão de dois artigos dos mesmos autores no mesmo número, exceto no caso de divulgação de uma descoberta importante, ou de no mesmo volume ainda existirem páginas disponíveis.
► Aceder às NORMAS DE REDAÇÃO
INFORMAÇÃO
Informam-se os autores e demais interessados que o vol. 6/7, S. 5 da revista O Arqueólogo Português já se encontra impresso. A apresentação pública não pôde ser agendada no início de 2020 devido ao surgimento em Portugal do surto de COVID-19 e às restrições impostas na sequência da declaração pela OMS de Pandemia e pela aplicação das medidas resultantes das sucessivas declarações de Estado de Emergência Nacional. Assim que as atividades de convívio social sejam retomadas sem restrições à reunião de pessoas em número significativo será publicitada a data de lançamento do volume.
CHAMADA DE ARTIGOS – CALL FOR PAPERS
Encontra-se aberta a call for papers para submissão de artigos para o vol. 8, S. 5 da revista O Arqueólogo Português.
Os artigos poderão ser escritos em Português, Espanhol, Francês, Inglês e todos serão sujeitos a um processo de arbitragem científica de pelo menos dois especialistas, sob condições de duplo anonimato.
As normas de publicação para artigos encontram-se disponíveis no site do museu na página http://www.museunacionalarqueologia.gov.pt/?p=3306
Os artigos devem incluir:
- Título em port/inglês, Resumo em port/Inglês e Palavras-chave em port/Inglês.
A direção da revista recomenda aos autores que os artigos não excedam as 40 páginas com as imagens já incluídas.
Chama-se a atenção dos comunicantes do 3.º Encontro Nacional de Museus com Coleções de Arqueologia, que se realizou no MNA em 2018, que devem entregar por escrito as vossas comunicações para serem publicadas neste volume da revista. Os artigos das comunicações que foram apresentadas no Encontro não serão sujeitos a arbitragem.
Data limite para submissão de propostas: 15 de Julho de 2020
Catálogos e Roteiros
dezembro 2017 (INCM*) * janeiro 2010 (INCM) * março 2014 (acesso INCM)* |
março 2014 [Esgotado]* março 2014 [OTRMar] 2008 [Esgotado]* |
2002 [Esgotado]* 1998 [Esgotado]* 1997 [Esgotado]* |
1996 [Esgotado]* 1995 [Esgotado]* 1994 [Esgotado]* |
1993 [Esgotado]* 1989 [Esgotado]* |
► Outras edições (listagem de publicações)
Museu Nacional de Arqueologia. Percursos e desafios ... * |
||
* Versão digital para descarga | ||