O Museu Nacional de Arqueologia tem acordos e parcerias nacionais com museus locais e regionais, nomeadamente na colaboração e produção de exposições e na cedência temporária de acervos.
Mantém ainda colaborações institucionais com universidades e fundações para o estudo de coleções e organização de eventos culturais.
Desde há décadas promove, nas sua instalações, exposições em parcerias com Câmaras Municipais para dar a conhecer a herança patrimonial arqueológica local e regional, num espaço nacional, visitado por um público diversificado.
TRANSMAT - Materialidades Transnacionais (1850-1930): reconstituir coleções e conectar histórias
ETNO 251/C.S.C.© DGPC-MNA/Luísa Oliveira
O projeto TRANSMAT – Materialidades transnacionais (1850-1930): reconstituir coleções e conectar histórias pretende analisar as dinâmicas transnacionais suscitadas pela criação de coleções comparativas em museus históricos, coleções essas constituídas por objetos estrangeiros, parte deles coloniais.
Este projeto propõe assim produzir conhecimentos sobre a história de coleções: os seus complexos processos de construção, conhecer os intervenientes e os seus contextos de interferência com o percurso das coleções, identificar os vários níveis de práticas culturais e científicas, entender os objetos, os seus itinerários e os seus múltiplos significados ao longo do tempo e nos vários espaços por onde circularam. A partir de cruzamento de diversas fontes históricas, este projeto irá revelar as conexões entre histórias locais e nacionais com contextos transnacionais.
Para saber mais sobre o projeto:
♦ TRANSMAT - Materialidades Transnacionais
► Aceder ao histórico das exposições