EULAC MUSEUMS | Projecto EULAC MUSEUMS (Europe and Latin America and Caribbean Museums)
(2016 - 2020)
O projecto EU-LAC- Museums é um consórcio de académicos, profissionais de museus que trabalham na Escócia, Portugal, Espanha, França, Peru, Chile, Costa Rica e Índias Ocidentais empenhados com a museologia comunitária a fazer a diferença no mundo.
EU-LAC-MUSEUMS foi concebido sob os auspícios do ICOM - Conselho Internacional de Museus, em 2014. Tem um financiamento do programa Horizon2020 da União Europeia e decorre entre 2016 e 2020.
O objetivo desta investigação é proporcionar um melhor entendimento da dimensão cultural, científica e social da relação entre a UE (União Europeia) e LAC (América Latina e Caraíbas), apoiando assim o processo de cooperação EU-CELAC delineado pelo Plano de Ação de EU-CELAC na definição de uma visão comum para os próximos anos.
EU-LAC-MUSEUMS pretende levar a cabo uma análise histórica e teórica comparativa dos museus rurais de pequena e média dimensão, e ainda das comunidades a eles associados na EU e LAC. A base deste projeto relaciona-se com o facto de os museus comunitários, em particular os de países da América Latina e das Caraíbas, permitirem às suas comunidades sub-representadas ter o seu lugar na história, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e empoderamento comunitário. Durante os próximos 4 anos os investigadores irão estudar como estas instituições podem informar a prática museal, particularmente em localizações remotas e insulares, Entre os museus envolvidos estão incluídos o Ceumannan – Skye Ecomuseum, na Escócia, e o Museo Comunitario Rey Curré, na Costa Rica, administrado pelo povo indígena Boruca. Tratam-se de dois museus ao ar livre que incentivam os seus visitantes a explorar a paisagem natural e as estruturas tradicionais. Nestes dois museus, os jovens em conjunto com os anciãos da comunidade, levaram a cabo um projeto de recolha da história oral, tornando-se nos curadores de uma exposição virtual sobre a temática da mudança social.
A equipa Portuguesa DGPC/MNA é responsável pela criação e manutenção do sítio na internet (eu-lac•museums), bem como da base de dados. Para além de um conjunto de atividades que passam por um festival comunitário e pelo registo 3D de objectos icónicos de objectos identitários de museus comunitários, bem como o registo de depoimentos de membros das comunidades participantes nos museus comunitários e por um festival comunitário. Paralelamente procederemos ao registo áudio, vídeo utilizando tecnologias esférias de captação de imagem (fotos 360º) constituindo-se assim uma base de dados que pode ser utilizada através das bases de dados sobre museus e património tangível e intangível (Community Museums).
POETRY WONDER THE STREETS
(2016 - 2017)
Na sequência do Festival Itinerante de Contos Indígenas, iniciativa do Museu Nacional de Arqueologia em parceria com a DGLAB | Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas, foi o Museu Nacional de Arqueologia convidado para participar no projeto internacional denominado La poesia va por las calles ⇔ A poesia está na rua ⇔ Poetry wonders the streets, apoiado pelo Programa Europa Criativa. Este projeto europeu envolve quatro festivais da oralidade que se realizam respetivamente em Guadalajara (Espanha), Grenoble (França), Cologno Monzese (Itália) e no Fundão (Portugal).
O projeto europeu é pois uma extensão de quatro festivais que celebram a oralidade: o Maratón de los Cuentos de Guadalajara, organizado há 25 anos pela associação de promoção da leitura SLIJ, a Maratona dei Racconti di Lettura, organizada há 13 anos pela Biblioteca Cívica de Cologno Monzese, próxima de Milão, o 32.º Festival des Arts du Récit, organizado pelo Centre des Arts du Récit de Grenoble, e o Festival (itinerante) de Contos Primevos, organizado pelo Museu Nacional de Arqueologia.
EUROVISION | MUSEUMS EXHIBITING EUROPE (EMEE) EMEE Museums
(2012 - 2016)
O Museu Nacional de Arqueologia, no âmbito da Direcção-Geral do Património Cultural, foi o parceiro português que integrou o consórcio europeu do projeto Eurovision que decorreu entre 2012-2016.
Eurovision - Museums Exhibiting Europe (EMEE), financiado pelo Programa Cultura da União Europeia, apresenta o e-book (descarga) do projeto, editado por este consórcio. O grupo de instituições reunidas, de que fazia parte o MNA foi liderado pela Universidade de Augsburgo na Alemanha. Integrava ainda o grupo: o Museu Nacional de História de Sófia, na Bulgária, o Museu Nacional de História Contemporânea, em Ljubljana na Eslovénia, a Universidade de Roma Tre, em Itália, a Universidade Paris-Este Créteil-ESPE, em França. Além do Atelier Brückner, de Estugarda, Alemanha e monochrom - Associação de Artistas sediada em Viena, Áustria.