Inserida na Mostra Espanha 2021, a exposição internacional Ídolos. Olhares Milenares encerrou ontem, 17 de outubro, ao público com um conjnto de iniciativas.
Foi um fim-de-semana em grande pleno de atividades. No sábado, 16 de outubro, decorreu uma visita orientada pela Professora Mariana Diniz aos alunos da Licenciatura em Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa à exposição que agora se despede do público português. Decorreram, ainda, diversas visitas destinadas ao público em geral mediadas pelas técnicas do Serviço Educativo e de Extensão Cultural do MNA. No final de cada vista mediaram igualmente ateliês direcionados para as famílias em torno da temática dos ídolos. Durante a tarde, no auditório do Museu Arqueológico do Carmo, realizou-se o Colóquio Ídolos.
No domingo, 17 de outubro, para além das visitas orientadas pelo Serviço Educativo e de Extensão Cultural do MNA, decorreram visitas orientadas pela Professora Ana Catarina Sousa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa aos alunos do curso de História da mesma faculdade.
Ainda no decorrer das cerimónias de encerramento da exposição, no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia, realizou-se a apresentação do catálogo Ídolos. Olhares Milenares. O Estado da Arte em Portugal. A cerimónia contou com a apresentação de António Carvalho, diretor do MNA, Teresa Ximénez, diretora técnica da exposição e Primitiva Bueno, comissária científica da exposição. Após a apresentação do catálogo teve lugar uma derradeira visita à exposição orientada pela Professora Primitiva Bueno a que se seguiu um brinde acompanhado pelos tradicionais pastéis de Belém.
A todos aqueles que nos acompanharam nesta jornada e que direta ou indiretamente contribuíram para o seu sucesso resta-nos agradecer e desejar futuros e proveitosos encontros em projetos tão aliciantes como este que agora se encerra. Para nós não é fácil a despedida.