Catálogo da Exposição Ídolos. Olhares Milenares
Foi hoje posto à venda - nas lojas da Imprensa Nacional e na Loja do Museu Nacional de Arqueologia, P.V.P. € 35,00 - o catálogo Ídolos. Olhares Milenares. O Estado da Arte em Portugal (357 pp.) da exposição internacional Ídolos. Olhares Milenares que agora se despede, mas que ainda poderá ser visitada até domingo, 17.10.2021. O presente catálogo encerra, de forma exemplar, o período de vigência da exposição e pereniza – numa edição cuidada da Imprensa Nacional – a fruição da exposição e acrescenta-lhe a visão de reputados especialistas de Portugal e Espanha.
«Para o catálogo da exposição de Lisboa foram expressamente convidados vários investigadores portugueses, especialistas em diferentes temas e cronologias, representando várias universidades e unidades de investigação. A Imprensa Nacional, ligada ao MNA desde 1895, é a parceira óbvia para a edição do catálogo da exposição - Ídolos. Olhares Milenares. O Estado da Arte em Portugal - cuja perenidade fará, por certo, com que o tema permaneça muito para além das datas desta apresentação.
Um importante conjunto de mecenas foi reunido e associado ao projeto, também eles articulando Portugal e Espanha. Trata-se da Fundação Millennium BCP, da Ferrovial Serviços, do El Corte Inglés, da cadeia Vila Galé Hotéis, dos Pastéis de Belém e, claro, da Lusitânia Seguros, mecenas institucional da Direção-Geral do Património Cultural. Considerando a relevância temática da exposição e a oportunidade do mesmo, foi inscrita na programação da Mostra Espanha 2021, que também nos concedeu o seu apoio.
Uma iniciativa desta natureza e magnitude baseia-se na confiança. Essa é a palavra que tem norteado a nossa relação com os responsáveis da Fundación CV MARQ, designadamente com o seu diretor-executivo Josep Albert Cortés i Garrido, o Museu Arqueológico, a coordenadora técnica da exposição Teresa Ximénez, e Yolanda Martínez da empresa ANTRA. Também com os comissários científicos e todos os diretores e equipas técnicas de museus portugueses e espanhóis envolvidos e, ainda, com os autores portugueses convidados a escrever para o catálogo editado pela Imprensa Nacional.
A terminar, cumpre agradecer a todos os que estiveram envolvidos direta e indiretamente neste magnífico projeto.»
António Carvalho
Diretor do Museu Nacional de Arqueologia
► Consultar Índice do catálogo Ídolos. Olhares Milenares - O Estado da Arte em Portugal