O Projeto EU-LAC - Museus, Comunidade e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caribe, de que o Museu Nacional de Arqueologia (Direção-Geral do Património Cultural) foi parceiro, integrou a shortlist do Prémio Europa Nostra Ilucidare de Património Cultural - Relações Internacionais.
O EU-LAC Museums é um consórcio internacional de 35 instituições e profissionais de museus, investigadores e decisores de políticas da União Europeia (UE) e da América Latina e Caribe (LAC).
Desde 2014, esta colaboração internacional desenvolveu em conjunto novas perceções sobre o desenvolvimento da comunidade de museus, trabalho com jovens em museus e curadoria digital, para estudar e promover uma visão de museus focada nas necessidades da comunidade. O projeto estabeleceu intercâmbios e relações internacionais com 154 países e a participação de 108.365 pessoas diretamente ou online com as atividades do projeto e o seu website.
A dinâmica do projeto foi garantida pelo financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da UE. Os parceiros do projeto foram a Universidade de St Andrews na Escócia (Coordenador), ICOM, Pontificia Universidad Católica do Perú, Museu da Costa Rica, Universidade Austral do Chile, Universidade das Índias Ocidentais, Universidade de Valência na Espanha e Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, Portugal.
O júri do Prémio Europa Nostra Ilucidare de Património Cultural - Relações Internacionais distinguiu, assim, o valor das relações interculturais, intercontinentais e internacionais criadas e sustentadas pelos museus EU-LAC.
► Para melhor conhecer, consulte: https://eulacmuseums.net/index.php