Prémios Especiais do Ilucidare Europa Nostra de 2021
Projeto EU-LAC integra a shortlist do Prémio Europa Nostra Ilucidare de Património Cultural - Relações Internacionais.
O projeto EU-LAC Museums - Museus, Comunidade e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caribe, foi selecionado para o Prémio Europa Nostra ILUCIDARE de Património Cultural - Relações Internacionais.
O EU-LAC Museums é uma equipa internacional de 35 profissionais de museus, investigadores e decisores de políticas da União Europeia (UE) e da América Latina e Caribe (LAC). Desde 2014, esta colaboração internacional desenvolveu em conjunto novas percepções sobre o desenvolvimento da comunidade de museus, trabalho com jovens em museus e curadoria digital, para estudar e promover uma visão de museus focada nas necessidades da comunidade. Até ao momento, este projeto estabeleceu intercâmbios e relações internacionais com 154 países e a participação de 108.365 pessoas diretamente ou online com as atividades do projeto e o seu website.
A impressionante dinâmica do projeto foi garantida pelo financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da UE sob o acordo de subvenção número 693669. Os parceiros do projeto foram a Universidade de St Andrews na Escócia (Coordenador), ICOM, Pontificia Universidad Católica do Perú, Museu da Costa Rica, Universidade Austral do Chile, Universidade das Índias Ocidentais, Universidade de Valência em Espanha e Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, Portugal.
O júri do Prémio Europa Nostra Ilucidare de Património Cultural - Relações Internacionais elogia o valor das relações interculturais, intercontinentais e internacionais criadas e sustentadas pelos museus EU-LAC: “EU-LAC é uma rede internacional bem estabelecida que compartilha valores culturais através da gestão e cuidado de edifícios e monumentos culturais. Não apenas representam uma colaboração internacional entre organizações especializadas, a rede gradualmente construiu uma comunidade com muitas organizações menores em vários setores culturais em diferentes partes do mundo, criando uma linguagem comum através da identificação de um objetivo comum. ". Uma das muitas conquistas do projeto EU-LAC é seu próprio programa internacional e interdisciplinar de educação em museus. Eles proporcionaram aos decisores de políticas - incluindo a UNESCO e organizações em nível da UE - novos cenários para repensar a definição de museus e museus comunitários de forma a acentuar seu papel social e potencial para o desenvolvimento local. Este facto é cada vez mais relevante no contexto da atual crise de saúde e para a recuperação pós-crise covid 19. Tais cenários foram co-criados por 125 workshops comunitários realizados entre setembro de 2016 e julho de 2020 em todos os países parceiros. De uma forma notável, estes workshops comunitários tiveram enfoque na importância do património intangível ou "vivo" transferido entre as gerações, particularmente entre as comunidades em locais remotos, e na gestão em crises ambientais.
Ao longo dos anos, os museus do projecto EU-LAC realizaram muitas iniciativas com grande impacto na comunidade intra e intercultural, como o Programa Bi-Regional de Intercâmbio Juvenil (setembro de 2016 - agosto de 2018), envolvendo 7 museus comunitários e 72 jovens da Costa Rica (Rede de Museus Comunitários), Portugal e Escócia. Durante o Programa Bi-Regional de Intercâmbio Juvenil, foram organizados 42 workshops com voluntários, idosos da comunidade e jovens que trocaram e compartilharam práticas e opiniões entre as regiões sobre os problemas enfrentados pelas suas comunidades, como por exemplo, a resiliência climática e o despovoamento. Outro exemplo, é o diálogo internacional estabelecido entre os museus caribenhos e a Universidade sob a forma de exposições, videos e publicações sobre a migração caribenha para o Reino Unido.
“O projeto EU-LAC conseguiu desenvolver uma rede internacional com grande impacto em áreas locais, atingindo mais de 1 milhão de pessoas, incluindo participantes online. Na forma de museus liderados pela comunidade, o EU-LAC aborda a interação entre as sociedades civis em escala internacional, especialmente nos países em desenvolvimento onde a melhoria da resiliência da comunidade é uma necessidade em face dos desequilíbrios globais e mudanças rápidas ”, observou o júri do Prémio Europa Nostra Ilucidare de Património Cultural - Relações Internacionais.
► Vídeo promocional | EU-LAC Museums are shortlisted for the ILUCIDARE Special Prizes 2021 na página do Facebook do MNA