© MNA.DGPC/ADF. José Paulo Ruas © MNA.DGPC/ADF. José Paulo Ruas © MNA.DGPC/ADF. José Paulo Ruas
► Da esq. para a dir. | Astrolábio (SJB 2) - Astrolábio (SJB 143) - Astrolábio (SJB 41) | Identificados nas escavações de S. Julião da Barra. Presumível origem nau Nossa Senhora dos Mártires (?).
in MARTINS, Adolfo Silveira - O Tempo Resgatado ao Mar (Catálogo). Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM), 2014 - p. 90.
O Decreto n.º 11/2021 do Diário da República n.º 109/2021, Série I de 2021-06-07 classifica como conjunto de interesse nacional os 3 astrolábios provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada em São Julião da Barra, as 6 pirogas monóxilas provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada no rio Lima, em Viana do Castelo, e os 10 canhões provenientes de recolha arqueológica subaquática, realizada na Ponta do Altar, sendo-lhes atribuída a designação «tesouro nacional»
Esta classificação significa o reconhecimento do inegável valor científico, técnico, estético e material de cada um destes bens arqueológicos para a história de Portugal, remetendo para traços constituintes e distintivos da nossa relação com o mar.
A este propósito da classificação como bem de interesse nacional publicamos um breve depoimento do comissário científico da exposição O Tempo Resgatado ao Mar, Adolfo Silveira Martins:
«A classificação como tesouro nacional das 6 pirogas monóxilas do rio Lima, dos 3 astrolábios de S. Julião da Barra e dos 10 canhões da Ponta do Altar, que resultou da intervenção do Museu Nacional de Arqueologia quando a atividade da arqueologia náutica e subaquática dava os primeiros passos em Portugal, é da maior importância não só para a salvaguarda dos bens, mas como para o conhecimento e memória de gentes do passado».
© MNA.DGPC/ADF. José Paulo Ruas © MNA.DGPC/ADF. José Paulo Ruas
► Columbrina bastarda em bronze. Incluída no lote de 10 canhões agora classificados.
in MARTINS, Adolfo Silveira - O Tempo Resgatado ao Mar (Catálogo). Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM), 2014 - p. 200.
Estas e outras peças de inegável valor histórico e arqueológico estiveram patentes - entre 20.03.2014 e 06.09.2015 - na exposição O Tempo Resgatado ao Mar no Museu Nacional de Arqueologia e parte da sua informação poderá ser recuperada no Catálogo da exposição disponível on-line.
© MNA.DGPC/ADF. José Paulo Ruas
► Piroga monóxila 2 (vista de perfil)
in MARTINS, Adolfo Silveira - O Tempo Resgatado ao Mar (Catálogo). Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM), 2014 - p. 200.