18.05.2021 > 18.09.2021
Os lugares existem na paisagem, nos locais onde as pessoas habitam, ou por onde viajam. Existem porque os seus habitantes partilham histórias, canções, casos, anedotas, boatos... que os ligam a uma praça, uma rua, uma casa. Todos nós contribuímos para a criação destas paisagens imaginárias que sobrepomos ao mundo “real”, que nos ajudam a entender o que nos rodeia, que nos unem em comunidades.
O LU.GAR.CONTADO é composto por uma exposição multimédia acompanhada por sessões narrativas, sobre a tradição oral – um património vivo. A exposição (e primeira sessão de contos) inaugurou a 18 de maio de 2021, pelas 16.00h, na Galeria de Exposições Bidimensional do Museu Nacional de Arqueologia.
A presente iniciativa resulta de uma colaboração entre a Memória Imaterial CRL, IELT-NOVA FCSH e o Museu Nacional de Arqueologia, visando contribuir para a divulgação do Património Cultural Imaterial, a investigação científica e as artes performativas.
Pretende, de forma particular, promover a visibilidade de expressões portuguesas de três géneros tradicionais conservadas pela memória coletiva e transmitidas oralmente ao longo do tempo e relacioná-las com as congéneres dispersas pelo mundo e ainda com os repertórios dos atuais atores narradores»
A exposição incide sobre um romance, uma lenda e quatro contos tradicionais através de versões outrora recolhidas por, entre outros eruditos, José Leite de Vasconcelos e, ao longo da última década, gravadas em vídeo pelo projeto MEMORIAMEDIA. A partir destas composições exibidas em painéis vídeo, são sugeridas a espessura histórica e a disseminação espacial como testemunhos da longevidade e resiliência deste património. Simultaneamente, é evidenciada a presença destas expressões na atual narração oral profissional através de sessões públicas de contos protagonizadas pelos narradores Ana Sofia Paiva, António Fontinha e Cristina Taquelim.
Espera-se que a iniciativa contribua para a consciencialização da tradição oral e da relevância destes fundos literários memoriais e para a problematização da sua influência.
A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 18 de setembro de 2021.
► CARDIGOS, Isabel David; CORREIA, Paulo Jorge (2015) – Catálogo dos Contos Tradicionais Portugueses (com as versões análogas dos países lusófonos). Porto: Edições Afrontamento; Faro: CEAO, Universidade do Algarve. 2 vols.
Datas: 18 de maio de 2021 a 18 de setembro de 2021 | Local no MNA: Galeria de exposições bidimensional | Organização institucional / científica: Memória Imaterial CRL, Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - Universidade NOVA-FCSH / Museu Nacional de Arqueologia | Curadoria: José Barbieri | Seleção de conteúdos a partir do arquivo MEMORIAMEDIA.NET: Teresa Araújo (IELT-FCSH) e narradores Ana Sofia Paiva, António Fontinha e Cristina Taquelim | Narradores dos contos tradicionais expostos: Maria do Desterro Santos, José Manuel Pinto, Maria Bernardina Coelho, Mariana Bicho, Maria José do Nascimento, Maria Clara | Comentários aos contos e contexto geográfico: Paulo Jorge Correia (CEAO/IELT) | Desenhos: Carlos Augusto Ribeiro | Arquivo vídeo e inventariação MEMORIAMEDIA.NET – Memoria Imaterial CRL | Registo Vídeo: Eva Ventura Ângelo | Assistência Técnica: Rafael del Rio | Tipo de exposição: divulgação do património cultural imaterial