ZOOMGUIDE nas Religiões da Lusitânia
Como não sou arqueóloga caminho perdida na confusão das pedras.
Sophia de Mello Breyner Andresen (1963)
Inaugurada em 2002, Religiões da Lusitânia – Loquuntur Saxa é uma exposição que respondeu ao grande interesse do público pelo fenómeno religioso no atual território português durante a época romana. Simultaneamente, serviu para homenagear o fundador do Museu Nacional de Arqueologia (MNA), José Leite de Vasconcelos que, cerca de um século antes, publicara Religiões da Lusitânia, primeira monografia portuguesa sobre o tema.
A par com a inauguração da exposição a publicação de um catálogo que, para além da discriminação dos bens expostos, inclui um conjunto notável de artigos da autoria dos mais conceituados investigadores, abordando vários aspetos da temática que continuam ainda, quase 20 anos depois, referências bibliográficas obrigatórias para todos os que estudam o fenómeno. Cientificamente a exposição mantem-se irrepreensível, ao ponto de ser regularmente o espaço onde são ministradas aulas teóricas e práticas por professores universitários aos seus alunos.
Todavia, no que respeita à acessibilidade e inclusão em relação ao muito diversificado público em geral que frequentemente não está interessado em aderir à modalidade das visitas orientadas, a exposição não é tão bem sucedida, já que os seus textos de enquadramento e as legendas dos bens, disponibilizadas em folhas de sala, refletem o discurso e vocabulário usados no catálogo, demasiado erudito para ser facilmente inteligível e atraente para o visitante comum. Esta situação agravou-se enormemente com as precauções sanitárias impostas pela pandemia que impedem o uso de folhas de sala.
É neste contexto, no desafio de tornar mais inteligível esta importante exposição, que surgiu a proposta da start-up ZOOMGUIDE – vencedora da 4.ª edição do Tourism Explorers (2020), uma iniciativa da responsabilidade do Turismo de Portugal e da Fábrica de Start-ups, no seguimento do programa Fostering Innovation in Tourism (FIT) – que tornará a exposição mais acessível e inclusiva, com esforço mínimo por parte do visitante.
ZOOMGUIDE é uma plataforma que permite a qualquer pessoa portadora de telemóvel androide, iphone, ou tablet, fotografar bens (objetos e não só) e receber no seu aparelho informações sobre aquilo que fotografou. Essa informação é disponibilizada via áudio nos idiomas disponibilizados, mas também através de uma imagem de texto e foto/s que pode ser guardada e partilhada nas redes sociais. Essa possibilidade permite a formação de uma espécie de passaporte turístico de informação cultural e de divulgação amplificada do bem partilhado.
De entre os 300 bens expostos na exposição foram selecionados 40 cuja informação será disponibilizada – a partir de hoje – na plataforma. Os bens selecionados são representativos de toda a exposição que, embora subordinada à temática religiosa, exibe bens passíveis de descrever quase todos os aspetos civilizacionais do período romano no atual território português, desde o lento e bem-sucedido processo de integração do território no império romano com o respeito pelas tradições locais, aos aspetos políticos, sociais, económicos, artísticos e mesmo da vida quotidiana, nas várias regiões do território.
No Dia Internacional dos Museus venha ouvir as pedras falar, conhecer os seus segredos… relembrar o que de mais sagrado os nossos antepassados nos legaram e que esquecemos na voragem dos anos.
► Para saber mais sobre o ZOOMGUIDE: Guia com Inteligência Artificial ajuda turistas