O projeto TRANSMAT – Materialidades transnacionais (1850-1930): reconstituir coleções e conectar histórias pretende analisar as dinâmicas transnacionais suscitadas pela criação de coleções comparativas em museus históricos, coleções essas constituídas por objetos estrangeiros, parte deles coloniais.
O projeto irá assim, estudar as coleções transnacionais do Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa) e do Museu Municipal Santos Rocha (Figueira da Foz). Esta investigação pretende abrir novas perspetivas sobre a história do colecionismo e a história dos museus numa perspetiva global, ao enriquecer as narrativas históricas, renovando os recursos teóricos e pedagógicos de museus, fornecendo uma orientação e direção para o futuro das coleções, reforçando ao mesmo tempo, o papel dos museus enquanto trusted spaces: arenas confiáveis de espaço público, liderança cívica e credibilidade intelectual.
O projeto TRANSMAT, coordenado pela professora Elisabete Pereira do ICH da Universidade NOVA FCSH, teve início no dia 28 de Março de 2021 e tem uma duração de 3 anos.