1 minuto ERA #3
1 minuto ERA | No âmbito da parceria que a ERA Arqueologia estabeleceu com o MNA, para promover os seus bens culturais que integram a exposição Ídolos - Olhares Milenares atualmente em fase de conclusão neste museu, apresentamos o terceiro filme sobre o Complexo Arqueológico dos Perdigões o sítio arqueológico português com o maior número de peças "tipo ídolo".
«Em janeiro de 2019, na sequência de uma proposta da ERA Arqueologia, o Complexo Arqueológico dos Perdigões foi classificado pelo Estado português como Monumento Nacional.
Em 2019 completam-se 22 anos do Programa de Investigação Arqueológica dos Perdigões, coordenado pela ERA Arqueologia S.A. Este foi o primeiro projecto da ERA Arqueologia, iniciado em 1997; e continua!
Os Perdigões são um grande complexo arqueológico abrangendo uma área de cerca de 20 ha, composto por vários recintos delimitados por grandes fossos (estruturas escavadas na rocha), incluindo área de necrópole (cemitérios) e um cromeleque ou recinto megalítico cerimonial definido por diversos menires, cuja fundação remonta ao Neolítico Médio (há cerca de 5500 anos), prolongando-se a sua existência até ao início da Idade do Bronze (há cerca de 4000 anos), representando mil e quinhentos anos de história. O sítio terá representado um papel de grande importancia para as comunidades que habitavam aquela área na Pré-História Recente e seria, provavelmente, um local aglutinador de populações, semelhante a um santuário, que ali se reuniam para a prática de cerimónias rituais, algumas delas relacionadas com o culto dos mortos e dos antepassados. São os vestígios dessas práticas que têm vindo a ser postas a descoberto.»
Sigam-nos para verem os próximos filmes sobre mais objetos expostos na exposição Idolos - Olhares Milenares. E quando voltarmos a abrir as nossas portas ao público venham apreciá-lo no Museu Nacional de Arqueologia.
♦ Vídeo disponível em:
► Facebook • MNA | Complexo Arqueológico dos Perdigões
► Facebook • ERA Arqueologia | Complexo Arqueológico dos Perdigões