1 minuto ERA #2
1 minuto ERA | No âmbito da parceria que a ERA Arqueologia estabeleceu com o MNA, para promover os seus bens culturais que integram a exposição Ídolos - Olhares Milenares atualmente em preparação neste museu, apresentamos o segundo filme sobre o Ídolo-Falange proveniente do complexo arqueológico da Herdade dos Perdigões.
A disseminação dos designados ídolos falange ocorre durante o calcolítico em quase toda a metade sul da Península Ibérica, abrangendo a Andaluzia, a Extremadura espanhola, o sul de Portugal e a Estremadura portuguesa (Valera, 2015).
Os ídolos ou as representações simbólicas apresentam com frequência traços normalmente antropomórficos, zoomórficos, híbridos ou completamente abstratos ao nosso entendimento. O Ídolo falange oculado (ca. 2900-2450 a.C) da Herdade dos Perdigões, Reguengos de Monsaraz (Évora), em osso de falange de cavalo replica o modelo vigente nesta área geográfica. Decorada por incisão com a gramática imagética deste objetos votivos: olhos raiados (olhos-sol), tatuagens faciais e cabelos em ziguezague. A particularidade da utilização da falange de equídeo poderá a pontar para a eventual domesticação dos cavalos, a partir da segunda metade do 3.º milénio.
Sigam-nos para verem os próximos filmes sobre mais objetos expostos na exposição Idolos - Olhares Milenares. E quando voltarmos a abrir as nossas portas ao público venham apreciá-lo no Museu Nacional de Arqueologia.
♦ Vídeo disponível em:
► Facebook • MNA | Ídolo-falange dos Perdigões
► Facebook • ERA Arqueologia | Ídolo-falange dos Perdigões