1 minuto ERA #1
1 minuto ERA | Este é o primeiro de seis episódios que a ERA Arqueologia, em parceria com o MNA, produziu para promover os seus bens culturais que integram a exposição Ídolos - Olhares Milenares atualmente em preparação neste museu.
Os Perdigões são um grande complexo arqueológico que abrange uma área de cerca de 20 ha, composto por vários recintos delimitados por grandes fossos (estruturas escavadas na rocha), incluindo área de necrópole (cemitérios) e um cromeleque ou recinto megalítico cerimonial definido por diversos menires, cuja fundação remonta ao Neolítico Médio (há cerca de 5500 anos), prolongando-se a sua existência até ao início da Idade do Bronze (há cerca de 4000 anos), representando mil e quinhentos anos de história. O sítio terá representado um papel de grande importância para as comunidades que habitavam aquela área na Pré-História Recente e seria, provavelmente, um local aglutinador de populações, semelhante a um santuário, que ali se reuniam para a prática de cerimónias rituais, algumas delas relacionadas com o culto dos mortos e dos antepassados.
Este vaso proveniente do Sepulcro 2 dos Perdigões possui uma gramática decorativa - símbolos solares, crescentes lunares e tatuagens faciais - que nos remete para uma mundividência símbólica que revela um pouco da forma como, há cerca de 5000 anos, estas sociedades humanas se relacionavam com as manifestações celestes: sol, lua, estrelas, planetas e movimentos anuais que se repetem ao sabor das estações do ano.
Sigam-nos para verem os próximos. E quando voltarmos a abrir as nossas portas ao público venham apreciá-lo no Museu Nacional de Arqueologia.
♦ Vídeo disponível em:
► Facebook • MNA | Vaso com Sol dos Perdigões
► Facebook • ERA Arqueologia | Vaso com Sol dos Perdigões