UM AMIGO DO M. N. A.
É com enorme pesar que o Museu Nacional de Arqueologia comunica que perdeu um grande amigo.
Edmundo Rijo, ou simplesmente o Sr. Rijo foi uma figura central do GAMNA – Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia e era presença semanal no Museu Nacional de Arqueologia. A sua comparência nas atividades (inaugurações de exposições, conferências, espetáculos, entre outras...), era sempre uma constante.
Carismático e dotado de rara capacidade de suscitar empatia, tinha sempre uma palavra gentil e um afetuoso aperto de mão para com todos com quem se cruzava. A arqueologia era a sua paixão e contagiante era o seu entusiasmo sempre que falava sobre ela na sua “casa mãe”: o seu muito adorado Museu Nacional de Arqueologia. E que alegria espelhavam os seus olhos sempre que registava apaixonadamente, com a sua máquina fotográfica, todos os momentos em que participava.
Rijo era um amigo da arqueologia, um colecionador de imagens e momentos. Graças a ele há registos históricos únicos da Arqueologia Portuguesa.
O Museu Nacional de Arqueologia associa-se assim a todos os seus familiares e amigos nesta hora profunda de tristeza.
Até ao próximo domingo, 14/02/2021 serão oferecidas missas em sufrágio da sua alma no Mosteiro dos Jerónimos. O horário das missas, de segunda a sábado, às 19h00 e domingo às 11h. As Missas podem ser acompanhadas online no seguinte link < https://www.facebook.com/pejosemanuel.ferreira/ >
As exequias fúnebres decorrerão, sexta-feira, dia 12 de fevereiro, pelas 17h30, no Cemitério do Alto de São João. As exéquias serão limitadas à presença de apenas 10 pessoas, mas segundo a Agência Funerária, nada impede que mais pessoas esperem o Carro Funerário à porta do Cemitério, ou já no seu interior, junto ao Crematório, desde que respeitadas as medidas de segurança, nomeadamente a utilização de EPI’s e o distanciamento social / físico.
Flores ou outras homenagens podem ser enviadas previamente para a Agência Funerária da Boa-Hora e Ajuda, na Calçada da Boa Hora, n.º 147 - 1300-093, Lisboa e assim seguirem no Carro Fúnebre, ou ser entregues no Cemitério após a sua chegada.