O MNA encontra-se temporariamente encerrado devido ao estado de emergência
O Museu Nacional de Arqueologia encontra-se temporariamente encerrado ao público devido ao estado de emergência em vigor no país, considerando o disposto no Decreto do Presidente da República nº6-B/2021, de 13 de janeiro, e as medidas adotadas pelo Governo. https://covid19estamoson.gov.pt/renovacao-estado-emergencia-14-janeiro/. O MNA retomará o seu normal funcionamento assim que as circunstâncias o permitam.
Até à reabertura do Museu estaremos consigo nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.
Informação atualizada em 15 de janeiro de 2021.
MNA | Moeda de cobre com representação de Janus | 211 a. C - 208 a. C | Época Romana | Proveniência desconhecida | N.º Inv. 2007.38.7 … De um lado e de outro toda a porta tem duas faces, essa contempla o povo, aquela, o Lar. como um porteiro, nos umbrais da vossa casa assentado, que vê quem entra e sai, do átrio do céu, assim, eu, o porteiro, observo o levante e o poente ao mesmo tempo.
Ovídio, Fastos, Livro I … Janus | Considerado o deus das portas e dos portões, dos começos e dos fins, era, por isso, representado com dois rostos, um olhando para trás (o passado); o outro olhando para o que está à frente (o futuro). Em muitas representações Janus tem um dos rostos barbado, como o de um homem adulto, e outro imberbe, como o de um jovem. Sendo o deus dos inícios e das transições, das entradas e das saídas; dos portões e das portas, tinha como atributo as chaves. Preside, portanto, às portas do Olimpo e era o responsável por abrir as portas de cada ano que se iniciava. À divindade foi dedicado o mês de janeiro. "Em todas as coisas, o que é mais importante é o seu princípio e o seu fim, e por isso dizem primeiro o nome de Jano nos sacrifícios, pois o seu nome vem do verbo ire (ir), e daí o nome «iani» para as passagens e para os arcos, e «ianuae» para as portas dos edifícios públicos".
In Cícero, Da Natureza dos Deuses II 67 (trad. e notas Pedro Braga Falcão). Pontinha: Nova Veja, 2004. |