Daniel van Calker | Revisitar a Lapa da Galinha (Alcanena, Santarém)
No passado dia 4 de Dezembro foi apresentada e discutida, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a dissertação de mestrado intitulada "Revisitar a Lapa da Galinha (Alcanena, Santarém): as práticas funerárias no Maciço Calcário Estremenho (4.º e 3.º milénios a.n.e.)" da autoria de Daniel van Calker, sob orientação da Prof.ª Doutora Ana Catarina Sousa e do Prof. Doutor Victor S. Gonçalves (ambos da UNIARQ/FL-UL). O abundante e diversificado espólio arqueológico da Lapa da Galinha, que integra o acervo do MNA há mais de 110 anos, constituiu uma parte fundamental do trabalho de investigação que assim, e como indica o título, foi revisitado, com o olhar da Arqueologia do início do século XXI.
O júri que apreciou e discutiu a tese foi composto pelos Professores Doutores António Faustino Carvalho (Universidade do Algarve), Victor S. Gonçalves e João Pedro Cunha Ribeiro (ambos da UNIARQ/FL-UL), que aprovou o trabalho com a nota máxima de 20 valores.
O MNA, instituição que acolheu o investigador para estudar os materiais da Lapa da Galinha, congratula-se com a conclusão, realizada com o maior êxito, de um projecto dedicado a um acervo arqueológico que integra a colecção nacional de referência que guarda, conserva e disponibiliza aos investigadores.