MIRRORS – The Reflected Self
17 May–22 Sept 2019
MUSEUM RIETBERG
KUNST DER WELT IN ZÜRICH
GABLERSTRASSE 15
8002 ZÜRICH
SCHWEIZ
O Museu Rietberg de Zurique é um dos maiores e mais importantes Museus de Arte suiços, contando com um vasto leque de exposições a nível internacional.
Visando figurar numa exposição sobre a "História Cultural do Espelho", cujo eixo central se situa na “Arqueologia do Espelho", no âmbito das antigas culturas da Europa, Ásia e América, de que destaca a grande importância do espelho nas culturas grega, egípcia e romana, o Museu Nacional de Arqueologia cedeu temporariamente a Pátera com o Mito de Perseu, Lameira Larga, Penamacor, (N° de inventario: Au 690).
O MNA foi o único Museu Nacional emprestador presente, entre cerca de 100 Museus de 15 países, envolvidos na exposição.
Pátera com Mito de Perseu, Lameira Larga, Penamacor, em exposição no Museu Rietberg de Zurique
Figura na exposição a Pátera com cena do Mito de Perseu, do acervo do MNA.
Filho de Zeus e de uma humana, Perseu tomou a missão de matar Medusa, a única mortal das terríficas Górgonas. Na empresa, Perseu, representado no centro da cena foi ajudado por Atena e por Hermes, cada um deles de um lado do herói que se usa do escudo da deusa para não enfrentar a medusa, pois de outro modo, petrificaria. Os atributos das várias divindades distribuem-se pela pátera, sendo visível a oliveira sobre a qual pousa uma coruja.
N.º Inv. 988.5.10
Datação: Séculos I d.C. – II d. C.
Proveniência: Lameira Larga, Penamacor
Material: Prata e ouro