El vaso campaniforme em el interior de la Panínsula Ibérica (2500-2000 a. C. )
Exposição no Museo Arqueológico Regional de la Comunidad de Madrid, onde estão representados bens culturais do Museu Nacional de Arqueologia.
A exposição promovida pelo Museo Arqueológico Regional de la Comunidad de Madrid (MRACM) “Un brindis por el Príncipe!. El vaso campaniforme en el interior de la Península Ibérica” , dedicada à divulgação dos últimos estudos em torno do Vaso Campaniforme, inaugura em abril.
Entre os vinte bens arqueológicos solicitados para essa exposição, encontra-se um conjunto de nove peças de ourivesaria arcaica, classificadas como Bens de Interesse Nacional, em exibição na Sala dos Tesouros da Arqueologia do MNA.
Durante o período de exposição, o MRACM cederá temporariamente ao MNA a Pátera de Titulcia que será a "Peça Convidada" na exposição permanente "Tesouros da Arqueologia Portuguesa". Aqui.
Trata-se de uma Pátera figurativa em prata, datada dos séculos IV-III a.C., encontrada em 2009 em El Cerrón, Titulcia, representando um rosto híbrido de animal fantástico de felino, da Cultura Carpetana, onde se manifesta uma influência claramente helenística.
"Phiale de plata del oppidum de Titulcia". Mª del Carmen Valenciano Prieto; José Polo López
El enigma del vaso mágico
i