5.º Encontro Nacional de Contos Indígenas. 14 a 16 de Junho de 2019. Almada
DA MINHA JANELA VEJO O MUNDO
Destinatários Clubes de Arquelogia, comunidades escolares dos ensinos básico e secundário, inventores e contadores de estórias, pessoas com memória e povo em geral, jovens que gostam da vida, enfim, todos. Local Seminário de S. Paulo, Almada
Programa, Cartaz, Inscrições e informações Mário Antas: marioantas@mnarqueologia.dgpc.pt
Junta-te a nós nesta demanda. Desafia-te, desafiando-nos também
O que fazer?
Andámos antes por terras de moiras encantadas, serranias, fráguas e castros, rios que tudo unem e tudo dividem...
Vamos agora mais longe, vamos numa viagem até terras distantes. Vamos com olhos arregalados, com olhos de ver o mundo. Um mundo tão povoado como o nosso de magos e duendes, camponeses e almocreves, lobisomens e quebrantos. Ouviremos muitas vezes dizer "naquele tempo...", escutaremos monstrengos marinhos e ogres terrestres, aprenderemos a dizer rei, paxá, califa, bei ou cã e saberemos daquilo que ninguém sabe sobre a origem de tudo o que existe debaixo e acima do céu...
Quando fizermos torna-viagem, e já avistarmos "terras de Espanha, areias de Portugal", viremos mais ricos porque percebemos que afinal, sendo todos diferentes, somos também todos iguais - e por isso nos chamamos humanos.
Como fazer?
Escolhe alguns dos lugares da tua região ou região distante, das estórias que aí se contam e procura-lhes as origens arqueológicas ou históricas. Vem depois partilhar connosco, usando todos os recursos narrativos que entendas apropriados.
Com que contar?
Aos grupos que optarem e tiverem confirmação da inscrição (em número limitado) para os três dias do Encontro (de 6ªF, dia 14 de Junho, de tarde, até Domingo , dia 16 de Junho, de manhã), garantimos as refeições e a estadia no Seminário de S. Paulo, em sistema de acantonamento. Aos grupos que optarem apenas por participarem no Sábado, dia 15 de Junho, sugerimos que cheguem durante a manhã, tragam piquenique (espaço não faltará) e passem o resto do dia connosco, façam a apresentação das suas histórias durante o dia (conforme a programação que indicaremos), e se puderem fiquem até ao Festival de Contos Primevos, a ter lugar ao princípio da noite.