Apresentação dos resultados do Estudo de Públicos de Museus.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) apresentaram no dia 22 de novembro de 2018, os Resultados do Estudo de Públicos do Museu Nacional de Arqueologia. É o terceiro museu dos 14 analisados nesta investigação.
Este estudo contou com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp e da ONI.
Os resultados apresentados respondem de forma detalhada à caraterização dos públicos do Museu Nacional de Arqueologia: quem visita o museu? Qual a relação com o museu? Com quem visita? Qual a duração e as motivações da visita? Como se informaram sobre a visita? Que avaliações fazem do museu e da exposição? Quais as práticas culturais e motivações e frequência de visita a museus? Aos dados quantitativos acrescem as opiniões e sugestões que os visitantes deixaram no final da visita ao museu, uma abordagem qualitativa que constitui um dos contributos mais inovadores do estudo.
Projeto estruturante e inovador na área dos estudos de públicos de museus em Portugal, o Estudo de Públicos de Museus Nacionais é o primeiro estudo realizado no país que compreende uma amostra representativa (mais de 13.000 questionários validados), alargado no tempo (12 meses de recolha de informação) e nos museus abrangidos (14 museus nacionais).
Pretende-se que os resultados exaustivos do EPMN e a consequente caracterização aprofundada dos públicos dos restantes 11 museus nacionais participantes no estudo venham a ser divulgados até ao final do 1º semestre de 2019, estando a próxima apresentação já agendada para dia 5 de dezembro no Museu Nacional Soares dos Reis.