O Museu Nacional de Arqueologia integra o projeto Testemunhos da Escravatura. Memória Africana, iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, realizada no âmbito de Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017 organizando a exposição que agora se apresenta.
Projeto motivador que conduziu à revisão e reapreciação de Coleções menos conhecidas deste Museu que sendo agora Nacional de Arqueologia começou a sua história como Museu Etnográfico Português. A diversidade de Bens Culturais de diferentes características e tipologias que este “Museu do Homem Português” encerra, está contido no título escolhido para esta exposição Um Museu. Tantas Coleções!
Este pequeno espaço expositivo documenta e ilustra uma História de Longa Duração, que começa com os Testemunhos da Escravatura em Época Romana, quer com a primeira vitrina desta exposição, quer com as 8 peças assinaladas ao longo da Galeria Principal e da sua exposição “Religiões da Lusitânia” e que chega até às primeiras décadas do século XX nas restantes vitrinas.
Apresenta Coleções Portuguesas tematicamente organizadas e Coleções Africanas, que fizeram parte da Antiga Secção Ultramarina deste Museu e ainda um rico fundo documental e iconográfico.
Informação mais detalhada está disponível no roteiro Testemunhos da Escravatura criado para este projeto pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses, apresentando a programação dos diversos equipamentos culturais da Cidade de Lisboa que aderiram a esta iniciativa.
► Um Museu. Tantas Coleções | Guia da exposição
Datas: 22 de abril de 2017 a 8 de julho de 2018 | Local no MNA: Galeria Nascente | Coordenação geral: António Carvalho | Comissariado científico: Ana Isabel Palma Santos e Lívia Cristina Coito