Conferência
"Arqueologia na Toscana. Novas e excecionais descobertas na terra dos Etruscos"
Andrea Pessina
Museu Nacional de Arqueologia, 13 de março, 18 horas
Numa organização conjunta com o Istituto Italiano di Cultura di Lisbona, o MNA recebe Andrea Pessina, Sopraintendente Archeologia, Belle Arti e Paesaggio para a área metropolitana de Florença e as províncias de Pistoia e Prato.
Licenciado em Clássicas pela Universidade de Pisa, obteve depois o Diplome d'Etudes Approfondies (DEA) em Anthropologie Sociale et Historique de l'Europe, na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris. Em 1998 doutorou-se em Archeologia: insediamenti, economia e cultura pela na Università di Pisa e em 2011 doutorou-se em Preistoria e Protostoria, Storia e Archeologia del Mondo Antico, pela Università di Siena.
Pelo MIBACT - Ministero dei Beni e delle Attività Culturali e del Turismo, desempenhou os cargos de Soprintendente al Museo Nazionale d’Arte Orientale de Roma, Soprintendente per i Beni Archeologici da região Abruzzo, Soprintendente Archeologia da região Toscana. Foi docente nas universidades de Trento, Pisa, Insubria, Siena, Ferrara e Florença.
Dirigiu escavações e investigação em Itália e participou em missões arqueológicas no Omã, no Paquistão e no Chipre. Enquanto especialista da pré-história italiana, é autor de numerosas publicações académicas e, com o colega V. Tinè, do manual universitário Archeologia del Neolitico, (Carocci 2008).
Foi curador de importantes exposições de carácter arqueológico, como "Settemila anni fa ... il primo pane. Ambienti e culture delle società neolitiche", em Udine; "Donne, uomini e animali", em Roma (2001); "Civiltà dell'Argilla", Roma (2002); "Luigi Maria Ugolini, an Italian archaeologist in Malta", em Malta. Foi organizador e promotor de congressos científicos de cariz internacional, como o "International Congress of Egyptologists XI" em Florença (2015); foi também coordenador científico e organizador de projetos de investigação dedicados à era neolítica em âmbito italiano.