A exposição "Transparências Imperiais: Vidros romanos da Croácia", apesar de se centralizar na apresentação de materiais vítreos, propõe-se reconstituir a situação histórica na qual tais objetos foram produzidos e usados. Esplêndidos retratos femininos em mármore, todos de proveniência local, acompanham a exposição dos «objetos de beleza» em vidro, oferecendo o espetáculo da evolução dos penteados femininos entre o século I e o século IV d. C. De particular relevância a secção dedicada ao material numismático.
A sequência dos imperadores e das suas consortes é apresentada através das suas efígies cunhadas nas moedas. Para a ocasião o Museu de Zagreb, que possui uma coleção numismática das mais importantes do mundo, concedeu para a exposição mais de cinquenta moedas imperiais, algumas de particular raridade, que percorrem toda a sequência dos imperadores romanos.
O IIlyricum foi por conseguinte uma terra romanizada da qual vieram alguns dos maiores imperadores romanos como: Cláudio o Godo, Aureliano, Probo, Diocleciano, e Constantino o Grande. Em Split, Diocleciano vive os seus últimos anos no esplêndido palácio, reproduzido na especacular pintura do Museu da Civilização Romana, propositadamente restaurado, e apresentado nesta mostra. Portanto, terra de imperadores e de corte, no centro dos maiores acontecimentos do mundo entre o II e o V século d. C.
Datas: 16 de abril de 1998 a 27 de setembro de 1998 | Local no MNA: Galeria Ocidental | Organização institucional: Museu Nacional de Arqueologia / Skira | Comissariado científico: Radomir Juric; Carla Alfano, Ivo Fadic, Ante Randic Miocevic, Andriana La Regina, Francesco Zurli, Claudio Strinati, Anna Maria Liberati, Slobodan Cace, Roberto Matijacic, Nenad Cambi, Maurizio Buora, Sergio Renaldi Tufi, Fiorenzo Catalli, Kornelia Giunio, Zdenka Dukat e Zoran Gregl | Tipo de exposição: Intercâmbio internacional