A exposição O Espaço Grego, ao comemorar os 150 anos de atividade de uma das notáveis escolas de investigação em todo o Mundo – a Escola Francesa de Atenas, vem assim prestar um enorme serviço à arqueologia e à arquitetura portuguesas.
A Grécia Antiga, através da “revolução palaciana” do II milénio e do desenvolvimento das cidades a partir do século VII, ambos antes da Era Cristã, seguidos mais tarde das transformações trazidas pelo Império Romano e pelo Cristianismo, constitui a verdadeira matriz da civilização europeia. Aprender a ler o espaço grego antigo é contribuir para compreender melhor o nosso próprio ambiente.
Organizada em seis áreas temáticas, esta exposição abarca os seguintes temas: 1) Do Espaço Minóico ao Espaço Grego (Mália na Idade do Bronze); 2) Os Territórios (Terra de Delfos, Terra de Apolo, Tassos, Delos, O reino de Amatonte); 3) O Espaço da Cidade; 4) O Espaço Público (Ágora grega, Fórum Romano, e a Cristianização das cidades); 5) O Espaço Sagrado (do Paganismo à Cristianização); 6) O Espaço Doméstico.
Em redor destes temas, postos em evidência com a ajuda de maquetes, de plantas, de fotografias e por documentação de elevada qualidade didática, esta exposição dá conta do rico património de saberes acumulados pela ação da Efa - Escola Francesa de Atenas que a concebeu em colaboração com o CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique destinada a viajar pelos diferentes países da Europa..
O carácter vincadamente didático desta exposição é sublinhado pela edição de um “jornal/guião da exposição” e de um livro de banda desenhada, ambos dirigidos ao público juvenil.
► Jornal da Exposição (em execução)
Datas: 19 de dezembro de 2000 a 23 de março de 2001 | Local no MNA: Torre Oca | Organização institucional: Museu Nacional de Arqueologia. Escola Francesa de Atenas. CNRS. SO-Expositiva | Comissariado científico: Roland Étienne | Tipo de exposição: Intercâmbio Internacional