Considerada a exposição mais importante sobre Bizâncio, jamais organizada, é uma iniciativa do Ministério da Cultura Grego e do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, por ocasião da Presidência Grega na União Europeia, no primeiro semestre de 2003.
Provem diretamente de Madrid, onde está patente ao público até 15 de Março de 2003.
Inclui 138 peças provenientes dos museus gregos, representativos tanto dos diferentes estilos de vida social, política e financeira do Império como da vida privada dos seus cidadãos.
A exposição abrange os séculos III a XVII e divide-se em quatro unidades temáticas:
1) Atividades no mar; 2) Viagens de peregrinação e entretenimento; 3) Atividades nas áreas urbana e rural; 4) A vida e o seu quotidiano.
As três primeiras unidades, representativas da vida quotidiana, estão relacionadas com a atividade marítima, industrial, comercial, agrícola e religiosa, nomeadamente pelo testemunho das viagens em peregrinação.
O último tema prende-se com o dia-a-dia da vida privada e do lar. Mostra-nos objetos de uso pessoal, vestuário, adornos e outros alusivos a cerimónias de culto privado e casamentos.
Objetos de beleza de valor incalculável, as colecções desta exposição constituem espécimes únicos e grandes obras de arte, enquanto outros de uso doméstico, são representativos da arte da cerâmica bizantina.
Datas: 4 de abril de 2003 a 15 de junho de 2003 | Local no MNA: Galeria Ocidental | Organização institucional: Direcção dos Monumentos Bizantinos e Pós Bizantinos e do Museu da Civilização Bizantina. Grécia | Tipo de exposição: Exposição de Cooperação Internacional