Datas: 17 de Maio de 2004 a 19 de Setembro de 2004
Local no MNA: Torre Oca
Organização institucional: Embaixada da República Popular da China e Museu Nacional de Arqueologia
Comissariado científico: Serviço de Extensão Cultural do Museu Nacional de Arqueologia
Tipo de exposição: Síntese geral de conhecimentos
Apresentada em Portugal por iniciativa conjunta da Embaixada da República Popular da China e do Museu Nacional da Arqueologia, a exposição em referência foi organizada pelo Ministério da Cultura daquele país e visa dar a conhecer documentalmente, através de fotografias e textos, as 100 mais importantes descobertas da arqueologia chinesa no século XX. Neste conjunto incluem-se colecções e locais muito diversificados, que vão desde a mais remota Pré-história (caso do celebre “Homem de Pequim”, descoberto na caverna de Chukutião) até às últimas Dinastias Imperiais (Liao, Song, Xia, Yuan e Ming).
É dado um relevo especial à descoberta do célebre mausoléu do primeiro Imperador da Dinastia Qin, com o seu exército de guerreiros de terracota, datados da 2ª metade do século III antes de Cristo. Na exposição apresenta-se a réplica rigorosa em tamanho natural de dois destes guerreiros, assim como de um dos carros imperiais, puxado por quatro cavalos.
A exposição inclui ainda réplicas rigorosas em tamanho real de objetos em bronze, assim como alguns documentários audiovisuais.