Datas: 26 de outubro de 2005 a 28 de janeiro de 2007
Local no MNA: Galeria Ocidental
Organização institucional: Museu Nacional de Arqueologia (MNA)
Comissariado científico: Ana Rita Soares dos Santos e Maria de Jesus Duran Kremer
Tipo de exposição: Apresentação de uma coleção.
O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) possui a mais importante coleção de mosaicos romanos portugueses, incluindo elevado número de fragmentos, provenientes em maioria de território nacional, mas incluindo também alguns espécimes oriundos de outras partes do Império Romano.
Reunida ao longo de várias décadas, desde finais do século XIX, esta coleção foi iniciada por José Leite de Vasconcelos, tendo depois sido extraordinariamente enriquecida com o conjunto de fragmentos recolhidos por Estácio da Veiga, na região do Algarve. Mais tarde, a coleção foi reforçada com a incorporação de mosaicos de grande formato e de importância iconográfica significativa, resultantes das numerosas e frutuosas explorações de Luís Chaves e Manuel Heleno na zona do Alentejo.
Pela primeira vez, desde há mais de trinta anos, é apresentada conjuntamente uma seleção do riquíssimo acervo de mosaicos romanos do MNA; alguns dos exemplares incluídos – tanto nacionais como estrangeiros – são, aliás, dados a conhecer pela primeira vez ao público.