- Written by admin
Datas: 16 de junho de 2009 a 27 de setembro de 2009
Local no MNA: Auditório
Organização institucional: Universidade da Coruña; Centro de História de Além-Mar; Consejo Superior de Investigaciones Científicas e Museu Nacional de Arqueologia.
Comissariado científico: Juan Luis Montero Fenollós, Director do Projecto Arqueológico Médio Eufrates Sírio; Francisco Caramelo, Centro de História de Além-Mar (UNL).
Tipo de exposição: Fotográfica
As terras atravessadas pelo Eufrates e pelo Tigre formam uma região que os geógrafos e historiadores da Grécia antiga denominaram Mesopotâmia por se encontrar entre-os-rios. Nesta fértil planície aluvial, que compreende o atual Iraque e parte da Síria, tiveram lugar desenvolvimentos históricos de grande importância para a Humanidade. Foi ali que o homem começou a escrever pela primeira vez há mais de cinco mil anos.
O Eufrates, al-Furat em árabe, é um grande rio, com mais de dois mil e oitocentos quilómetros de extensão.
Nasce na Turquia e desemboca no Golfo Pérsico. Com as suas águas milenares conviveram povos tão empreendedores e criativos como os sumérios, os arcádios, os assírios e os babilónios. Estas culturas, a que se juntam as nascidas nos vales do Indo e do Nilo, deram origem às grandes civilizações fluviais da antiguidade pré-clássica.
Com o objetivo de dar a conhecer o ambiente e o contexto em que se desenvolvem os trabalhos que uma equipa de arqueólogos, de historiadores e de outros especialistas da Universidade da Corunha, do CS IC (Madrid) e do CHAM (UNL e UC) leva a cabo no vale do médio Eufrates, nasce esta exposição sobre o Projeto Arqueológico Médio Eufrates Sírio.
Convidamo-los a usufruir das fotos mágicas de Eloy Taboada sobre o Eufrates, as suas águas, as suas gentes e a sua antiquíssima história.