O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promovem a partir do 17 de Maio a exposição denominada Monte dos Castelinhos, Castanheira do Ribatejo – Vila Franca de Xira: no processo de conquista romana do vale do Tejo, no espaço expositivo do Museu Nacional de Arqueologia. Esta exposição tem como principal objetivo – o denominado período romano-republicano, que corresponde ao início da ocupação romana do território que hoje constitui Portugal.
O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) celebra em 2013 o 120.º aniversário da sua fundação. Esta instituição única no panorama museológico nacional, onde se guardam, conservam e divulgam os vestígios da ocupação humana do território que é hoje Portugal, possuí um acervo de muitos milhares de artefactos, em diferentes tipos de suportes, provenientes de todas as regiões, mas com especial incidência no centro e sul do nosso país. Testemunhos de culturas de outras paragens também se guardam no Museu Nacional de Arqueologia, com especial destaque para o Egipto ou para a África subsariana.
O programa de comemorações preparado para celebrar a efeméride, serve também para evocar a personalidade única e a ação notável do seu fundador, o Dr. José Leite de Vasconcelos, que viajou incessante e incansavelmente pelo país, tirando notas e recolhendo informações e artefactos que haveria de integrar na coleção inicial do Museu.
Esta proximidade com o território nacional manteve-se ao longo das décadas, até ao presente, como uma das linhas de força mais consequentes desta instituição centenária, permitindo essencialmente nas últimas duas décadas, em parceria com muitas Câmaras Municipais, a realização de várias exposições temporárias que foram dando conta dos resultados da investigação arqueológica realizada por todo o país.
Nesta extensa lista de colaborações concretizadas entre o Museu Nacional e autarquias, não tinha sido ainda possível dar visibilidade ao trabalho de natureza arqueológica realizado no município de Vila Franca de Xira, situação que a presente exposição vem agora colmatar. E, refira-se, o pretexto não poderia ser mais aliciante, já que incide nos resultados das campanhas desenvolvidas no Monte dos Castelinhos, pela equipa que dirige o Campo Arqueológico, e, mais especificamente, se debruça sobre um momento histórico que não tem sido tratado enquanto tema de exposição no Museu Nacional de Arqueologia – o denominado período romano-republicano, que corresponde ao início da ocupação romana do território que hoje constitui Portugal.
De facto, graças à recente investigação arqueológica realizada no estabelecimento militar da época romana do Monte dos Castelinhos, é possível compreender que o sítio foi ocupado intensamente durante algumas décadas no século I a.C., reforçando o conhecimento até aqui adquirido sobre este período, na dinâmica de conquista romana da Lusitânia na área do vale do Tejo.
Datas: 17 de maio de 2013 a 22 de setembro de 2013 | Local no MNA: Auditório do MNA | Organização institucional: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Museu Nacional de Arqueologia | Tipo de exposição: Monográfica