Villa Romana de Póvoa de Coz
Vivemos o Verão com a perspetiva de uma nova parceria expositiva com o Núcleo Museológico da Póvoa. Através da colaboração na conceção e instalação museográfica, pretende-se contar a História da escavação da villa romana de Póvoa de Coz, em Alcobaça, realizada em 1902 pela equipa do MNA e sob a direção de José de Almeida Carvalhais, e para a qual iremos ceder temporariamente o Mosaico de Apolo, assim como outros materiais arqueológicos provenientes daquela villa.
No contexto de execução do PRR em que o MNA está encerrado ao público, esta será mais uma ação descentralizadora, das muitas que o MNA realiza desde há cerca de meio século, e que, de acordo com a missão do Museu, visa promover o reencontro dos bens culturais com as comunidades e os territórios de onde são provenientes.
Foto da reunião de trabalho, no MNA, com o Presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes, Álvaro Santo; o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues; e o Diretor do MNA, António Carvalho.
O encontro contou ainda com a presença do Assessor do Gabinete da Presidência do Município de Alcobaça, José Mendes, que assumiu a interlocução das duas autarquias com o MNA.