Adquiridos em leilão
O Museu Nacional de Arqueologia, e a Museus e Monumentos de Portugal, EPE, adquiriram quatro bens culturais (Figura 1: três pessoais e um arqueológico) que pertenceram ao fundador do Museu, José Leite de Vasconcelos (JLV), no 86.º leilão da da Sociedade Portuguesa Numismática - tal como aconteceu em leilão da SPN no final de 2024, e que também anunciamos.
Considerando a importância dos bens para a historiografia do Museu, e o desígnio de reconstituição do acervo do fundador, prática que acompanha esta instituição pelo menos desde 1946 (Figura 2: 1.º leilão, conhecido, onde se adquiriram bens de José Leite de Vasconcelos, falecido em 1941), pertencem agora ao MNA os lotes:
483 A - Camafeu em pedra calcária com representação do busto de Faustina II (161-75), mulher do imperador romano Marco Aurélio, adaptado a alfinete de gravata.
483 B - Anel com brasão de armas, elmado à esquerda. Escudo esquartelado.
483 C - Sinete. Mão em marfim torneado, cunho em metal em suporte de madeira gravado com brasão de armas coroado. Século XIX. Objeto de uso pessoal de JLV, provavelmente do seu pai.
483 D - Sinete. Mão em madeira torneada, cunho em metal gravado com o mesmo brasão descrito no número anterior. Usado por JLV.