18 junho 2025
Foi realizada uma sessão de trabalho entre o Museu Nacional de Arqueologia, a Museus e Monumentos de Portugal, EPE, e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), para desenvolvimento de um projeto piloto de gestão documental que integre os arquivos corrente, intermédio e histórico do MNA. Espera-se que este novo plano de tratamento e classificação de arquivos possa ser aplicado de forma transversal a várias instituições, centralizando e rentabilizando recursos, e tornando ainda mais fácil o acesso à informação.
Esta oportunidade surge na sequência do encerramento temporário do MNA devido à execução das obras financiadas pelo PRR, e da disponibilidade assumida na 1.ª sessão de Escuta Externa, pelos intervenientes da DGLAB, de repensar o novo Museu de forma inovadora na vertente do sistema de arquivos. O próximo passo é dar início à elaboração do Guia de Fundos do MNA, de acordo com as orientações da DGLAB e com recurso a normas internacionais de descrição ISAD (G).
Hoje acontece a segunda reunião de trabalho.
Na foto: Lívia Cristina Coito, Serviço de Biblioteca/Arquivo do MNA; Diana Fragoso, Coordenadora de Gestão e Preservação Digital da MMP, E.P.E.; Susana Miranda e Carlos Morgado, Serviço de Biblioteca/Arquivo do MNA; Pedro Penteado, Diretor de Serviços DGLAB; António Carvalho, Diretor do MNA; e Rui Godinho, Chefe de Divisão DGLAB.
Posted in Agenda, frontpage_top_2, Noticias, O MNA