29 maio 2025
"Os Museus não são imutáveis" foi o ponto de partida para o Encontro de Museus Arqueológicos em Transformação, que decorreu no dia 29 maio, com organização do Museo Arqueológico Nacional de España (MAN, Madrid). Esta reflexão coletiva reuniu museus portugueses e espanhóis que passaram, e estão a passar, por processos de reformulação museológica e museográfica.
A delegação portuguesa incluiu os membros do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, EPE, Alexandre Pais, Sónia Teixeira e Esmeralda Paupério; e os Diretores António Carvalho (Museu Nacional de Arqueologia), Vítor Dias (Museu Nacional de Conímbriga), Maria José de Sousa (Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa), Jorge Costa (Museu do Abade de Baçal) e Sandra Leandro (Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo).
Os museus espanhóis presentes, para além do MAN, foram o MUPAC (Santander), o Museo de Mallorca, o Museo Arqueológico Provincial (Ourense), o MUVI (Villena), o MNAR (Mérida), o Museo Íbero (Jaén), o Museo Canario (Gran Canaria), o Museu Nacional Arqueològic de Tarragona e o Museo Arqueológico de Sevilla.