Já estão a caminho os bens culturais que o Museu Nacional de Arqueologia cedeu temporariamente para a exposição “Meu Matalote e Amigo Luís de Camões”, cuja inauguração está agendada para o dia 30 de Abril, no âmbito do programa de reabertura do Centro de Exposições do Pavilhão de Portugal. Com organização da Universidade de Lisboa, esta exposição sugere uma viagem pelos grandes eixos narrativos d'Os Lusíadas e da lírica camoniana, colocando em diálogo as palavras do poeta e as artes visuais.
São matalotes nesta viagem, para além do MNA, outras instituições da Museus e Monumentos de Portugal, EPE: Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu Nacional Grão Vasco, Palácio Nacional da Ajuda, Casa Museu Anastácio Gonçalves, Mosteiro dos Jerónimos, entre outras.
Dois painéis musivos das villae romanas de Torre de Palma (Monforte), “As Musas” e “O Triunfo de Baco”, e o Busto de Dionísio (de Milreu, Faro), podem ser admirados nesta exposição, a partir do dia 1 de maio e até ao dia 27 de julho de 2025, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00. Entrada Livre.