27 abril 2025
DIA EUROPEU DA CULTURA MEGALÍTICA: O interesse de Manuel Heleno (1894-1970) pela História e pela Arqueologia levou-o, em 1921, ao cargo de Conservador do Museu Nacional de Arqueologia. É, a partir de então, que a sua ligação a José Leite de Vasconcelos, fundador e Diretor do Museu, se aprofunda, acabando por lhe suceder na direção da instituição. Manuel Heleno sublinhou a vocação arqueológica do Museu e realizou numerosas escavações arqueológicas em Portugal, incluindo no domínio do megalitismo nos concelhos de Coruche, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Estremoz, entre outros.
Ao longo dos anos, foram muitos aqueles que contribuíram para a riqueza do acervo do MNA, tais como Georg (1870-1957) e Vera Leisner (1885-1972) e as escavações realizadas em associação com o Museu, nas décadas de 30 a 50 do século XX.
“Manuel Heleno fotobiografia” é uma viagem ilustrada pela História da Arqueologia portuguesa e do património megalítico que existe em território nacional. Este volume está disponível nas lojas de museus da Museus e Monumentos de Portugal, EPE e da INCM Livros / Imprensa Nacional.