M I S S Ã O
Promover o conhecimento, a salvaguarda e a fruição do património arqueológico e histórico como base de uma consciência cívica assente na diversidade cultural das sociedades humanas e na criação de um futuro sustentável.
V I S Ã O
Afirmar o Museu como uma plataforma de encontro de diferentes comunidades, nacionais e internacionais, um espaço de educação, diálogo democrático e partilha de valores, com base nas coleções e memórias que conserva e divulga, inspirando a empatia e novas formas de interpretar e vivenciar o mundo.
V A L O R E S
- CONHECIMENTO. Estimular a competência, o pensamento crítico, a inovação cultural e tecnológica e o rigor técnico-científico em todas as áreas de atuação do Museu, através da capacitação contínua da equipa e das comunidades com que se relaciona, e da divulgação das coleções e da Arqueologia como ciência.
- PARTICIPAÇÃO CÍVICA. Exercitar os direitos culturais e da cidadania, fomentando processos participativos, inclusivos e de cocriação que potenciem a pluralidade de discursos e de experiências como elemento essencial ao desenvolvimento pessoal, bem-estar e à qualidade de vida.
- COOPERAÇÃO. Estabelecer parcerias com setores diversificados e multidisciplinares na geografia em que o Museu se insere, bem como nos territórios de influência onde o Museu apresenta e expõe as suas coleções, como meio de potenciar a transformação sociocultural, a criatividade e a solidariedade.
- COMPROMISSO COM A DIVERSIDADE. Zelar pela acessibilidade física e intelectual, respeitando as necessidades e expetativas dos visitantes e promovendo uma programação cultural diversificada para os vários públicos. Promover a diversidade sociocultural da equipa do Museu.
- RESPONSABILIDADE. Prestar um serviço público rigoroso, transparente e ético na comunicação e na gestão institucional, cumprindo as políticas culturais e educativas, nacionais e internacionais, numa atitude de cuidado pelos interesses e aspirações das comunidades com que o Museu se relaciona através de uma metodologia participativa, interna e externa, durante, e após, a renovação do Museu, prevista no âmbito do PRR.
P R O G R A M A
ENTRADA LIVRE
9H00–9H10
ABERTURA
Abertura por Alexandre Pais (Presidente da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.) e António Carvalho (Diretor do Museu Nacional de Arqueologia)
9H10–10h30
PAINEL 1 - REIMAGINAR O MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA
Analisar e debater o enquadramento do MNA enquanto Museu Nacional e a sua relação com as comunidades e os territórios. Refletir sobre o papel social do MNA após o PRR.
(MEDIADORES) Luís Raposo (Arqueólogo, Diretor do Museu Nacional de Arqueologia (1996–2012) e Membro do Conselho Executivo do ICOM — International Council of Museums / Conselho Internacional de Museus) + Alice Semedo (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, CITCEM — Centro de Investigação Transdisciplinar, Cultura, Espaço e Memória)
(ANFITRIÃO) António Carvalho
10H30–11H00
PAUSA PARA CAFÉ
11H00–12H20
PAINEL 2 - POLÍTICA E GESTÃO PARA O MNA
Refletir sobre a transformação e a inovação na gestão do Museu. Debater temas como a definição e a capacitação da equipa; o fomento de parcerias estratégicas e colaborativas, institucionais e com os públicos, a sustentabilidade e a implementação de novas tecnologias na gestão.
(MEDIADORES) Ana Pinho (Presidente do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves) + António Pinto Ribeiro (Programador Cultural, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)
(ANFITRIÃ) Lívia Cristina Coito
12H20–14H00
PAUSA PARA ALMOÇO
14H00–15H20
PAINEL 3 - COLEÇÕES: DOCUMENTAÇÃO, CONSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO
Elencar e avaliar estratégias para uma gestão eficiente da documentação e das coleções e para a dinamização de linhas de investigação. Refletir sobre a inventariação, a documentação, a conservação e a gestão dos riscos no MNA.
(MEDIADORES) David Felismino (Presidente do ICOM Portugal, Museus de Lisboa) + Marta Lourenço (Diretora do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa)
(ANFITRIÃ) Patrícia Batista
15H30–16H50
PAINEL 4 - EXPOSIÇÃO, INTERPRETAÇÃO E MEDIAÇÃO CULTURAL
Refletir sobre o conceito das novas exposições de longa duração propostas, bem como as suas narrativas e discursos expositivos. Debater a política de exposições temporárias, a implementação de um plano de acessibilidades e o uso de dispositivos tecnológicos na museografia. Equacionar o papel e a participação dos públicos na programação.
(MEDIADORES) Sara Barriga Brighenti (Subcomissária do Plano Nacional das Artes) + António Camões Gouveia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Diretor do Museu de Évora 2010–11).
(ANFITRIÃO) João Pimenta
16H50–17H25
PAUSA PARA CAFÉ
17H25–19H00
MESA REDONDA - QUANTAS IDEIAS CABEM NO NOVO MUSEU?
Seriar desafios e identificar oportunidades para o Museu Nacional de Arqueologia, no âmbito da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., e da Rede Portuguesa de Museus, numa perspetiva nacional e internacional.
(ANFITRIÃ) Esmeralda Paupério (Vogal do Conselho de Administração da Museus e Monumento de Portugal, E.P.E.)
(COMENTÁRIOS) Ana Albuquerque (Coordenadora de Relações Institucionais) + Elsa Garret Pinho (Diretora de Coleções) + Fátima Roque (Coordenadora da Rede Portuguesa de Museus), da Museu e Monumentos de Portugal, E.P.E.
(RELATORAS) Clara Camacho (Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E. e Plano Nacional das Artes) + Dália Paulo (Diretora Municipal da Câmara Municipal de Loulé e Rede de Museus do Algarve).
19H00
ENCERRAMENTO
ENTRADA LIVRE
TRANSMISSÃO ONLINE através das redes sociais do MNA.
INFORMAÇÕES geral.mnarqueologia@museuarqueologia.pt
Evento Credenciado pelo Plano Nacional das Artes Informações e inscrições aqui.
Ficha Técnica
ORGANIZAÇÃO
- Museu Nacional de Arqueologia Museu
- Monumentos de Portugal, E.P.E.
COORDENAÇÃO
- António Carvalho
CONTEÚDOS
- Ana Margarida Filipe, Carine de Souza, Filipa Neto, João Pimenta, Lúcia Valdevino, Rafael Lima
DESIGN GRÁFICO
- Lisa H. Moura (Frau im Mond), Maria Chimeno
COMUNICAÇÃO
- Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.,
- Museu Nacional de Arqueologia
CRÉDITOS ©
- ADF / Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.
APOIO TÉCNICO E AUDIOVISUAL
- AV-Pack
APOIO
- Câmara Municipal de Lisboa