COLLOQVIVM PARA A «FELICIDADE PÚBLICA»
António Carvalho e João Pimenta apresentaram a comunicação “O itinerário de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas na história das investigações e nas coleções do Museu Nacional de Arqueologia”, no âmbito do COLLOQVIVM PARA A «FELICIDADE PÚBLICA» no tricentenário do nascimento de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas (1724-1814). António Carvalho foi também moderador do painel «A consciência patrimonial e a construção de coleções e instituições».
Ao longo de três dias, esta iniciativa celebrou o indelével contributo de Frei Manuel do Cenáculo para a cultura, história, arqueologia e museologia em Portugal, e contou com o apoio institucional, entre outros, do Museu Nacional de Arqueologia.
Na sessão de abertura estiveram presentes: Frei Gonçalo Figueiredo, em representação do Frei Provincial dos Franciscanos; Zélia Parreira, Diretora da Biblioteca Pública de Évora; Ana Paula Amendoeira, Vice-Presidente da CCDR Alentejo, I.P. ; José Luís Cardoso, Presidente da Academia das Ciências; Sandra Leandro, Diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo ; Elsa Garrett Pinho, em representação do Presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, EPE; Diogo Ramada Curto, Diretor da Biblioteca Nacional de Portugal e D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora.
Fotos: Ana Patrícia Magalhães; Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.