Ídolos. Miradas Milenarias desde el Extremo Suroccidental de Europa
No dia em que foi lançado o catálogo de “Ídolos. Miradas Milenarias desde el Extremo Suroccidental de Europa”, patente no Museo de Huelva, esta exposição recebeu também o Prémio de “Melhor Projeto Expositivo Andaluz”, no âmbito do CM Málaga Culture & Museum International Tech Forum. Mais um feito para uma exposição que, na sua 4.ª apresentação, se continua a reinventar, garantindo a adesão do público e o aplauso da comunidade científica.
As coleções do MNA são centrais nesta iniciativa: enquanto coorganizadores, contribuímos com 57 bens culturais, dos quais 13 se encontram classificados como Bens de Interesse Nacional/Tesouros Nacionais. E, no catálogo agora disponível, participamos com o artigo “O Museu Nacional de Arqueologia e Huelva: A atividade arqueológica do Coletor - Preparador José Joaquim de Almeida Carvalhais nos dolmens de Zalamea la Real (Huelva)”.
Orgulhamo-nos de ter apresentado esta exposição, entre 9 Abril e 17 Outubro de 2021, por ocasião da cimeira ibérica de cultura no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, somando 58. 420 visitantes. Previamente, esteve no Museu Arqueológico de Alicante e no Museu Arqueológico e Paleontológico de Madrid, em Alcalá de Henares.
Nos prémios APOM referentes a 2021, entregues em maio de 2022, a exposição “Ídolos” recebeu os prémios de Melhor Projeto Internacional; Melhor Museografia; Melhor Transporte / Circulação de Bens Culturais; Melhor Catálogo (MNA/IN-CM). Também a Embaixada de Espanha recebeu, pela exposição, a distinção "Cooperação Internacional".