14 MARÇO 2024
Estamos a desmanchar a museografia da exposição temporária Religiões da Lusitânia. Loquuntur saxa. Inaugurada em 2002, acabou por tornar-se numa exposição de longa duração, que permaneceu patente ao público até 19 de Abril de 2021, data do encerramento do Museu para executar o PRR. Já na galeria nascente, no Piso 1, ultima-se a retirada das estruturas que definiam os espaços das reservas, do laboratório de conservação e restauro, do arquivo fotográfico, da biblioteca, do inventário e dos gabinetes dos serviços.
Todas as paredes descobertas revelam-nos, nas suas cicatrizes, as décadas de história do edifício que acolhe as coleções do MNA desde 1903. Estão finalmente reunidas as condições para proceder à revisão integral do levantamento arquitetónico do edifício.
Esta empreitada de remoção de construções espúrias e antigas museografias, lançada pela ATL, está a cargo da RFN Construção Civil, é fiscalizada pela GRINOTECONS, e tem a duração de 4 meses pelo que está previsto terminar antes do final de Maio.
Nas fotos: Os espaços, os técnicos das entidades referidas, e a equipa do MNA, realizam, no Piso 1, a habitual vistoria semanal.