29 fevereiro 2024
Uma Hotte química, ou câmara de exaustão, é um equipamento de proteção coletiva que permite a manipulação segura em Laboratório de produtos químicos. Funciona com o objetivo de extrair e purificar os vapores tóxicos (para a saúde e para o ambiente) que possam ser libertados no manuseamento de alguns reagentes. É uma tecnologia imprescindível no laboratório de conservação e restauro do MNA.
No âmbito das obras previstas pelo PRR, para as quais se criou uma nova área de reservas e monitorização das coleções, foi necessária a aquisição de uma nova hotte. E porque acreditamos na reutilização e na rentabilização de recursos, disponibilizámos a que possuíamos ao Palácio Nacional de Mafra, Portugal que, na imagem, se pode ver já instalada.
Este é apenas um exemplo, pois no âmbito do processo de desmontagem, o objetivo definido consistiu em garantir que se reaproveitava o maior número possível de peças de mobiliário e de equipamentos laboratoriais e museográficos do MNA.
Assim, o MNA tem disponibilizado aos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais, bem como à Museus e Monumentos de Portugal EPE, que iniciou funções no passado dia 1 de janeiro, os equipamentos de que não necessita nesta fase de preparação para a intervenção prevista no PRR, os quais as instituições, nossas parceiras, mostram interesse em assegurar, como é o caso dos cacifos para os visitantes no Palácio Nacional da Ajuda.