25 janeiro 2024
Continuamos a executar as acções previstas no PRR para terminar o projecto de arquitetura e especialidades do MNA, e lançar a obra de remodelação integral do edificado.
Hoje, teve início a empreitada de remoção das construções espúrias do piso superior e das museografias das antigas exposições permanentes (inauguradas em 1980, 1993 e 2002), após conclusão do procedimento concursal lançado pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL).
A execução desta importante acção está a cargo da RFN-Construção Civil Lda, acompanhada pela Grinotecons que assegura a indispensável fiscalização da obra.
As estruturas que agora se removem no primeiro piso, e que compartimentavam integralmente a galeria superior, foram instaladas em 1983, primeiro na ala poente e depois na nascente. Exceptuando o Salão Nobre, e de forma não intrusiva, forraram todas as paredes do Museu e colocaram um tecto falso. Ali se acomodaram então os vários serviços do Museu, e se criaram outros no domínio da gestão do património arqueológico a nível nacional que, paulatinamente, ao longo dos anos se autonomizaram.