Na rubrica CADERNO DE CAMPO, criada para comunicar a intervenção do PRR no MNA, temos partilhado o trabalho que a equipa do Museu realiza com a colaboração de muitas outras instituições e empresas. Terminada a desmontagem, conferência de inventários, transferência e reinstalação das colecções e dos serviços, iniciámos o ano de 2024 com a planificação das próximas acções cuja execução já começou.
Ontem, a equipa do MNA teve o maior gosto em receber a visita do Primeiro Ministro, António Costa, do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, do Presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., Pedro Sobrado e do Presidente do Património Cultural, I.P., João Carlos dos Santos, acompanhados das respectivas comissões directivas, convidados e muitos OCS.
Esta comitiva veio ao MNA para tomar conhecimento da evolução dos trabalhos no quadro do PRR, naquele que é o maior investimento do PRR em Museus, Monumentos e Palácios com 32,7 M€ de financiamento.
Foram visitados vários locais no interior do Museu e no perímetro do complexo monumental dos Jerónimos, onde estão instalados, doravante, e durante a obra, as colecções, os serviços, as novas reservas climatizadas, e a área de monitorização, conservação e restauro dos bens culturais que vão ser apresentados nas novas exposições permanentes.
Graças à celebração do protocolo de colaboração entre a extinta Direção-Geral do Património Cultural e a Marinha, com que encerrámos o ano de 2023, a comitiva pode já atravessar a denominada Torre Oca, uma área crucial para o desenvolvimento do projecto de arquitectura do MNA, num acordo que prevê ainda, no futuro, o uso partilhado do amplo pátio interior que se situa entre os Museus Nacional de Arqueologia e o Museu de Marinha. Na ocasião, e também na presença do Director Cultural de Marinha, Vice-Almirante Edgar Ribeiro e do Director do Museu de Marinha, Capitão-de-Mar-e-Guerra Augusto Salgado, o Primeiro Ministro saudou o excelente entendimento e a colaboração entre todos os envolvidos para a resolução deste processo.
♦ Fotos: Arlindo Homem, Clara Azevedo e equipa do MNA