Quando foi admitido no então denominado Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, em Outubro de 1986 pelo Director Francisco Alves, foi-lhe atribuída a categoria de Assistente de Conservador e as funções de “colaboração no planeamento, gestão e investigação na área da museologia”.
Naturalmente que neste universo encontravam-se actividades também no domínio da Arqueologia Náutica e Subaquática, a sua verdadeira paixão, pelo que se compreende que quando o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática foi criado no quadro do Instituto Português de Arqueologia, embora não tenha transitado para o quadro de pessoal, tenha sido um colaborador externo daquele serviço fundado e chefiado pelo antigo Director do Museu.
Recordo que antes de ingressar no MNA trabalhou, na terra onde vivia, no Museu do Mar-Rei D. Carlos (Câmara Municipal de Cascais), na equipa de Francisco Reiner, também na área da Arqueologia Náutica e Subaquática.
Hoje, outro Director do Museu, Luís Raposo, em depoimento na ARCHPORT – http://ml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/msg00672.html – recordou com algum detalhe episódios que comprovam as suas características pessoais e profissionais que também pude comprovar, de muito perto, ao longo dos 8 anos que trabalhámos juntos no Museu, até à sua aposentação que ocorreu no dia 30 de Junho de 2020, em plena pandemia de COVID-19.
Em muitos momentos sobressaía, no quotidiano do Museu, a sua assinalável capacidade técnica, reconhecida eficácia e especial talento para solucionar problemas em vários domínios com destaque para a museografia ou área da manutenção, tudo realizado com uma segurança silenciosa que impressionava. Estava bem ciente das suas características e qualidades pessoais, que exibia apenas se necessário.
Guardo boa memória do momento da sua aposentação, promovendo, com visível gosto, um almoço com os três Directores do MNA com quem trabalhou e outros amigos.
O Mário Jorge, pelas suas características pessoais e profissionais, será certamente lembrado pela equipa do Museu Nacional de Arqueologia.
António Carvalho
Director do MNA
29.11.2023