16 novembro 2023
Uma equipa do Instituto de Investigação & Desenvolvimento em Estruturas e Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Construct, sob a orientação dos Professores António Arêde e Nelson Vila-Pouca, diagnostica a caracterização material e estrutural da ala oitocentista do Mosteiro dos Jerónimos onde, desde 1903, está instalado o Museu Nacional de Arqueologia.
O objectivo é fazer um registo sistemático das alterações construtivas a que o edifício tem sido sujeito ao longo de séculos, e verificar se têm resistência e capacidade de resposta à acção sísmica. Com recurso a um georadar, complementado por videoscopia, identificam-se as várias camadas nos pavimentos, como numa vulgar ecografia, o que permite observar as características materiais e estruturais dos processos construtivos.
Para o sucesso deste trabalho de diagnóstico revelou-se imprescindível o levantamento gráfico da evolução da ala oitocentista do Mosteiro dos Jerónimos, que ocupamos, realizado previamente pela equipa do MNA no Arquivo existente no Forte de Sacavém, antigo SIPA.
Acreditamos que nos cabe a responsabilidade de garantir que a biografia do edifício fique documentada, reunindo toda a informação cartográfica e iconográfica.