Prezado Público dos Museus e do Património Cultural
O investimento previsto para o Museu Nacional de Arqueologia no quadro do Programa Europeu de Recuperação e Resiliência (PRR) foi apresentado publicamente em 22 de dezembro de 2021, coincidindo com a data em que se celebrou o 128.º aniversário da publicação do Decreto Régio que criou o então denominado Museu Etnográfico Português.
No caso do MNA o investimento previsto no compromisso assumido pelo governo português, prevê a remodelação integral do edificado e a completa reprogramação expositiva.
Na sequência deste anúncio público, o MNA encerrou ao público em 19 de abril de 2022 para que a equipa se pudesse dedicar de forma concentrada e em exclusividade a uma missão demorada, complexa e delicada.
Desde então a equipa do museu, que tem vindo também a ser reforçada para cumprir este magno desafio, assumiu várias frentes de trabalho, que, articuladamente, concorrem para cumprir aquele objetivo.
Após o encerramento os trabalhos de embalamento dos bens culturais começaram a ser realizados de imediato, para permitir em simultâneo a indispensável conferência de inventário e para facilitar a programação atempada da transferência do acervo.
Paralelamente, os diferentes profissionais que integram a equipa do Museu desdobram-se na elaboração dos cadernos de encargos que permitem o lançamento dos procedimentos concursais para aquisição de bens e serviços para concretizar a desmontagem integral e a transferência do acervo e dos serviços do Museu, bem como para aquisição de serviços para a elaboração de estudos de especialidades; na redação colaborativa do Programa Preliminar e no Programa Museológico (conforme dispõe a Lei de Quadro dos Museus Portugueses); na construção dos Guiões Expositivos e na seriação dos corpora dos bens culturais selecionados que os acompanham, bem como no tratamento da imagem de cada um deles, sinalizando aqueles que terão que ser objeto de intervenções de conservação ou restauro que tiveram também já início. Mantivemos ainda o apoio aos bolseiros cujo acesso às coleções do Museu havia sido já autorizado antes do encerramento para garantir que os projetos em curso decorram, nesta fase, com o mínimo de constrangimentos possíveis.
Toda esta produção será oportunamente apresentada à comunidade e a diferentes especialistas em distintos temas e áreas para recolher os indispensáveis contributos.
Passado mais de um ano sobre a data de encerramento, o dia 18 de maio de 2023 - Dia Internacional dos Museus, o dia da festa dos Museus! - é, pois, a data certa para que cada um dos técnicos da equipa do Museu apresente, na primeira pessoa, o trabalho que realizou. Constituirá ainda, certamente, um excelente registo para memória futura.
Esta iniciativa cumpre, pois, o salutar princípio da ética republicana e democrática de prestação de contas.
Constituirá ainda uma excelente oportunidade para um ano depois do encerramento do Museu à visitação os portugueses, onde se contam muitos amigos do Museu, regressarem para que possam passar umas horas de agradável convívio e partilha de informação com cada um dos trabalhadores da equipa do Museu.
Cá vos esperamos, em 2023, ano em passam também 130 anos sobre a data de criação do Museu Etnográfico Português, actual Museu Nacional de Arqueologia.
Belém, maio de 2023.
O Director do MNA
António Carvalho