Nos últimos dias, recebemos no Museu Nacional de Arqueologia a Professora Danièle Foy (Aix Marseille Université/CNRS-Centre Camille Jullian), que veio estudar a coleção de vidros de uma sepultura romana (Sepultura 20), recentemente identificada nas escavações arqueológicas realizadas sob coordenação da Doutora Inês Vaz Pinto (Troia Resort/CEAACP) em Troia (Grândola), um sítio arqueológico bem representado nas coleções do Museu.
O conjunto singular e diversificado de materiais arqueológicos desta sepultura foi depositado no MNA, após ter sido restaurado na VICARTE, sob a direção da Professora Inês Coutinho.
No âmbito de um processo colaborativo entre as equipas de Troia Resort e do MNA, a coleção de vidros tem estado a ser desenhada pelo técnico Sérgio Gonçalves (MNA) com recurso à fotogrametria para permitir a produção de imagens tridimensionais a utilizar em artigo em preparação.
Os estudos em torno desta sepultura, arquitetura, epigrafia e espólio, permitirão também enriquecer a narrativa e a museografia a apresentar numa das futuras exposições de longa duração do MNA.